x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 6.019

Simples x Lucro presumido

Celio Luis

Celio Luis

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 26 julho 2007 | 17:42

Boa tarde:

Presto serviços para uma empresa, cuja atividade (4930-2/02 - Transporte rodoviario de cargas, exceto produtos perigosos, mudancas, etc) se enquadra do Anexo V do Simples Nacional.

Apenas para que fique mais claro: a empresa em questão faz apenas entregas de mercadorias para uma grande rede de móveis e eletrodomésticos.

ela fatura 4.000,00 em média, e não possui funcionários.

Fazendo uma análise comparativa entre o Simples e o Lucro presumido cheguei ao seguinte resultado:

Simples Nacional:

Receita bruta x 17% + 20% INSS sobre o Pró Labore.

Lucro Presumido:

IRPJ = 1,20%
CSLL = 0,72%
PIS = 0,65%
COFINS =3,00%
ISSQN = 3,00%

Total......8,57% + 20% INSS sobre o Pró Labore.

achei a diferença absurda!!!!!

isso está certo?
Não está faltando nada?

Preciso dar uma decisão para o meu cliente amanhã, mas estou com receio de estar errado nessa minha análise.

Por favor, se alguém puder ajudar eu agradeceria imensamente!!!

Obrigado!

Celio Luis

Celio Luis

há 17 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 07:50

Prezada Esther.

Agradeço muito a resposta, não obstante uma parte da minha dúvida continua, visto que o simulador so calcula na base de 32%, e o que gostaria de saber é se este tipo de atividade do meu cliente pode utilizar a base 8% para determinacao do Lucro presumido.

Obrigado.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 17 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 09:05

Celio, bom dia!

Você pode usar esta planilha para cálculo do Lucro Presumido
https://www.contabeis.com.br/startdownload.asp?file=84

E pode também usar o simulador do Portal Contábeis para calcular o Simples Nacional
https://www.contabeis.com.br/ssimples.asp

Obrigado!

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Celio Luis

Celio Luis

há 17 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 10:42

Bom dia!

Na verdade eu não gostaria de fazer uma simulação, eu estava precisando mesmo era saber se a empresa com codigo de atividade: 4930-2/02 - Transporte rodoviario de cargas, exceto produtos perigosos, mudancas, etc, pode utilizar a aliquota de 8% de Presunção de Lucro.

Obrigado novamente.

Celio Luis

Celio Luis

há 17 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 14:45

Com certeza ajudou,

Utilizarei o percentual de 8%.

Apenas mais uma pergunta:

Esta mesma enpresa presta Serviços de Transportes em conjunto com outra atividade (montagens de Móveis), que por sua vez deverá utilizar o percentual de 32% de presunção.

Como deverei proceder nesta situação?

Muito Obrigado novamente.

Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 15:08

Olá Celio,

Neste mesmo link lê-se:

"NOTAS:

Para as pessoas jurídicas exclusivamente prestadoras de serviços, exceto as que prestam serviços hospitalares e as sociedades civis de prestação de serviços de profissão legalmente regulamentada, cuja receita bruta anual não ultrapassar R$120.000,00 (cento e vinte mil reais), o percentual a ser considerado na apuração do lucro presumido será de 16% (dezesseis por cento) sobre a receita bruta de cada trimestre (RIR/1999, art. 519, § 4º). "

e

"No caso de a pessoa jurídica explorar atividades diversificadas deverá ser aplicado especificamente, para cada uma delas, o respectivo percentual previsto na legislação, devendo as receitas serem apuradas separadamente (RIR/1999, arts. 223, § 3o e 518)."

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: