Ruy Alberto Ferreira de Souza
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Aos Colegas
Distribuição de lucros - Imoveis.
Qual o valor a ser adotado, mercado ou contabil.
Sendo contabil não teria de ser como redução de capital?
Como fica a pessoa fisica.
respostas 8
acessos 7.572
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Aos Colegas
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Caro amigo, vamos desvendar as suas colocações.
Acredito que este link que nosso Amigo Saulo gentilmente discorre sobre o assunto possa ajuda-lo, todavia havendo dúvidas poste novamente.
https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=5604
CR
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Obrigado pela resposta, Claudio.
O que eu questiono e QUAL O VALOR A SER ADOTADO para efeito de distribuição de lucro com imoveis, o valor de MERCADO ou CONTABIL.
O valor de mercado seria maior que o contabil, esta diferença como seria apurada.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Amigo, quando você apurou o lucro efetivamente este foi registrado na contabilidade, não há o que se falar em valor de mercado ok? Vale o que esta na contabilidade, todavia se o lucro veio de uma venda de imóveis logicamente que este foi valorizado e depreciado de acordo com a boa prática contábil.
Aos Colegas
O QUE REALMENTE VOCE QUER DIZER COM ISSO? QUE SUA EMPRESA VENDEU UM IMOVEL? ALUGOU? DEMOLIU? EM FIM SERIA LEGAL SE VOCE ESPECIFICASSE NA ÍNTEGRA O QUE OCORREU.
CONFORME DESCREVI, SE A EMPRESA VENDEU UM IMOVEL, ESTE SOFREU AS DEVIDAS VALORIZAÇÕES E AS DEVIDAS DEPRECIAÇÕES E CONSEQUENTEMENTE FOI TRIBUTADO, ORA PARTINDO DESSE PRINCIPIO LÓGICO O LUCRO QUE TEM PARA SER DISTRIBUIDO É O QUE CONSTA NO BALANÇO E NÃO NO " MERCADO"
NÃO EXISTE REDUÇÃO DE CAPITAL, QUANDO SE FAZ DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA.
DIANTE DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS EFETIVAMETTE FEITA DENTRO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS, O BENEFICIÁRIO DO RENDIMENTO(sócio) DEVERÁ DECLARAR NA SUA DIRPF O VALOR RECEBIDO PELA EMPRESA(esta deverá elaborar informe de rendimento, e fornecer ao sócio), É RELEVANTE DIZER QUE A DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS AOS SÓCIOS NÃO SOFREM RETENÇÃO NA FONTE.
Juliane Lobo
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia colegas,
Nas pesquisas efetuadas neste fórum e por toda internet, não encontrei respostas para minha dúvida, por tal motivo, peço humildemente que me ajudem a solucionar...
- Gostaria de saber como posso distribuir lucros de uma empresa imobiliaria em bens, sua atividade principal é a venda de lotes de terreno
- Posso distribuir um lote desses para cada socio da empresa em vez de efetuar a distribuição e, especie.
- Quais os tipos de lançamentos que devemos fazer na contabilidade.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Juliane,
Nada há em lei que a proíba de distribuir lucros em bens ao invés de em dinheiro.
Naturalmente, o valor dos bens em questão será o de mercado conforme laudo de empresas habilitadas a avaliação.
A diferença entre o custo contábil do bem e o valor avaliado será considerada como ganho de capital, portanto se a empresa for tributada pelo Lucro Presumido sofrerá a incidência do IRPJ e da CSLL. Vale dizer que o desfazimento deste bem será tratado como venda normal ainda que sirva apenas para pagamento dos lucros. Assim registre a venda dos imóveis normalmente e o pagamento/recebimento contra o crédito dos sócios referente aos lucros a receber.
Se estes bens estiverem registrados contabilmente nos estoques, sua baixa deverá ser registrada como se uma venda fosse, portanto sujeita aos tributos e contribuições íncidentes sobre a venda de mercadorias (imóveis destinados a venda).
Para saber acerca dos registros contábeis devidos, repita seu questionamento na sala Contabilidade em geral .
...
Priscila Mendes Galvao
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBom dia a todos!
No caso da empresa ter terrenos em seu nome, posso dá um deles ao sócio como forma de distribuição de lucros? Nesse caso, será uma transferencia, não terá valor de mercado, correto? Será o valor que eu tenho na contabilidade?
Obrigada.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Priscila,
A resposta a seu questionamento esta na mensagem imediatamente acima da sua.
Se ainda assim persistirem dúvidas, torne a entrar em contato.
...
Priscila Mendes Galvao
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeSaulo, boa noite! Obrigada.
Mas não entendi uma coisa, vou ter que tirar uma NF de venda para o sócio, só que ele não vai pagar, vou baixar esse valor como distribuição de lucros? É isso? Estou no Simples nacional, e o imóvel está na contabilidade. Pensei em fazer a transferencia da contabilidade para o sócio.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade