x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.511

Recibo de Pagamento Autônomo

MARCELO MAKOTO

Marcelo Makoto

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a) Florestal
há 13 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 10:50

Olá pessoal, sou novato no fórum e desde já parabenizo pela organização do mesmo e quantidade de informações disponíveis.

Vai a dúvida! Tenho interesse em trabalhar como autônomo e emitir RPA.
Pesquisei bastante sobre o assunto e gostaria de saber se estou certo nos cálculos:

Por ex., considerando um RPA no valor de R$ 5.000,00 (para PJ)

- ISS (4%) = 200,00
- INSS (11% na fonte) = 430,78
- IR (alq. 27,5% - 692,78 (desc.)) = 563,76

Estou correto?

Grato!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 11:48

Marcelo Makoto
Bom dia

Os imposto que vc destacou via de regra são retidos pela empresa contratante:

- ISS (4%) = 200,00

Confirme na prefeitura em que vc mora sobre a condição de autonomo, em sao paulo, o autonomo regularmente inscrito não sofre retenção do ISS e esta isento deste imposto.

- INSS (11% na fonte) = 430,78

Ok, mas se vc estiver negociando com uma empresa de Lucro Presumido ou real ela terá um custo a mais de 20% de INSS Patronal, isso pode influenciar no ajuste de prestação de serviços.

- IR (alq. 27,5% - 692,78 (desc.)) = 563,76

Ok, tal valor é retido pela empresa de seu pagto e vc poderá recuperar o IRRF ao declarar o imposto de renda.

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: