x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 566

Declaração de IRPF

Adrahy Figueiredo Andrade

Adrahy Figueiredo Andrade

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 18:35

Boa tarde, comprei um carro parcelado no ano 2000, e esperava declarar assim que terminasse de pagar, mas não o fiz porque a maioria das minhas declarações são Simples, visando pagar menos. Terminei de pagar já faz alguns anos, e agora pretendo doar para meu filho, pergunto: o que devo fazer? Será preciso regularizar esse bem com a Receita antes de trarnsferi-lo? O meu filho não declara por não ter renda, qual é a saída?
Uma outra pergunta é com relação a um imóvel que contrui com minhas próprias mãos ao longo da vida. Agora que consegui tirar a escritura dele, mas ainda não está registrado em cartório, a questão é que nem mesmo o terreno consta declarado porque foi comprado em 1986 para ser pago por muitos anos, e mesmo assim, terminei de pagar e não fiz a declaração. O que devo fazer?

Grato,
Adrahy

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 08:48

Adrahy
Bom dia

O carro deve seria declarado conforme o pagamento da prestações ou informando o bem total e declarando a divida, tal informação não altera o seu imposto devido. O ideal seria retificar as declarações dos ultimos cinco exercicios corrigindo a informação.

Quanto a doação a seu filho vc pode faze-lo informando o bem em sua declaração e fazendo a doação, dependendo do valor do bem seu filho pode continuar a ficar isento de declarar. (é importante verificar se ele se enquadra em outras situações).

No imovel vc deve seguir o mesmo criterio do carro, retificar os ultimos cinco anos para regularizar.

É importante que na retificação vc não altere o modelo da declaração e verifique sua origem de rendimentos x bens adquiridos / pagos.

Heloisa Motoki

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 09:03

Na questão da doação, dependendo do valor pode ser tributado?acreditava que esta operação era isenta tanto pro doador como pra quem recebeu o bem.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: