x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 6.659

Retenção IR, PIS, Cofins, CSLL na DIRF

Gisele Ribeiro

Gisele Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 16:52

Boa tarde.

Tenho dúvida quanto a informação das retenções de IR, Cofins, CSLL e PIS na DIRF.
Tenho uma nota fiscal, emitida em 25/07/2011, que foi paga em 04/08/2011.
Em qual mês devo declarar os valores na DIRF? Pela emissão em 07/2011, ou pelo pagamento em 08/2011?

Também tenho outra situação, de uma nota emitida na mesma data 25/07/2011, porém paga em 02 parcelas, sendo a primeira em 04/08/2011 e a outra em 08/09/2011. Como deveria ficar o vencimento do DARF de retenção 5952 deste caso? E como devo incluir na DIRF?

Agradeço desde já a ajuda.

Gisele Ribeiro.

Igor Santos Silva

Igor Santos Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 16:32

Boa Tarde Gisele.

Nos caso das CSRF ( Contribuições Sociais Retidas na Fonte ), você deverá informar os valores retidos SEMPRE no período originário do fato gerador.

Sabemos que o fato gerador é o pagamento, e neste caso você irá informar cada retenção no mês em que elas ocorreram.

Ex: Nota Fiscal Emitida em 25/07 e pagamento em 04/08, as retenções incidentes sobre este pagamento ( Pis/Cofins/Csll ) devem ser informadas no mês de Agosto.

No caso das duas parcelas, você deverá informar as retenções nos meses em que elas ocorreram na Dirf.

Qualquer dúvida, só escrever.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies