Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)pois é Márcio, muito obrigado pelas informações esclareceu muito.
respostas 519
acessos 66.698
Nildo Sales
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)pois é Márcio, muito obrigado pelas informações esclareceu muito.
Cassia Borges
Prata DIVISÃO 2 , Não Informadoolá pessoal! alguém me ajude.
recebi aluguel de pessoa juridica em 2011 no valor de r$ 1.800,00 por mês. esses rendimentos teriam desconto de ir na fonte? e onde devo declarar esses rendimentos? em rendimentos receb de pessoa juridica ou
fazer o carnê leão?
Marcelo Pires da Fonseca
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeRogério,
grato pela resposta, eu estava pensando exatamente isso.
O fato de eu ter que entregar a Declaração(FINAL) de Espólio agora em 30/04/2012, tomando como referência a data da decisão judicial de partilha(12/2011), pelo fato do transito em julgado(homologação) ter saído até fevereiro deste ano(2012), não me obriga a entregar, este ano a declaração de ajuste anual já com os bens herdados. Isso farei na DIRPF 2013/2012, já que, conforme vc mesmo disse, a partilha foi homologada este ano.
Abraço.
Adriana Balabenute
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBoa Noite, gostaria de saber se qdo os rendimento são menores que R$ 20.000,00 é obrigada a declarar por ter carro financiado e ser socio em micro empresa.
Milena Carolina Reis Perez
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Tenho os seguinte caso, casal adquiri imovel e faz a declaração em separado. Li que tenho que declarar esse bem em apenas de um deles e vincular o cpf do Conjuge. Na declaração do Conjuge devo declarar no cod 99 discriminar o bem em comum e o cpf do conjuge e quanto ao valor, devo declarar o mesmo valor?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite,
Aline Aparecida Lazzari
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
1) Recebeu um alvará como pgto de honorários advocatícios de pessoa física e outra jurídica, como devo lançar esses dois valores?
2) A mesma possui bloco de produtora rural, a qual emitiu três notas ficais de produtor no valor total de R$ 2613,29, como faço esse lançamento?
3) Meu sogro recebeu o valor de R$ 77.000,00 referente a revisão do benefício de aposentadoria, ocorre que ele já tem 66 anos completos. Desse valor foi pago ao advogado R$ 23.000,00 porém o mesmo não forneceu recibo e não vai fornecer. Como devo proceder o lançamento na DIRPF 2012, pois o valor foi recebido em maio de 2011.
Aline Aparecida Lazzari
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente AdministrativoVamos ver se assim consigo obter uma resposta.... uma advogada recebeu dois alvarás um de pessoa física e outra jurídica, pgto de honorários diretamente para ela... como faço esse lançamento na DIRPF 2012?
Marcio Wagner Pereira da Silva
Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
Boa noite cara Francisca....
Se seu imovel esta alugado a pessoa juridica pelo valor de R$ 1.800,00 por mes, durante o ano base de 2011, o correto seria a fonte pagadora reter na fonte o IR mensalmente ok.....
Assim eles lhe entragariam o informe de rendimentos, com o valor tributavel e o valor de IR retido na fonte ok...
Assim voce lançaria como rendimentos recebidos de pessoa juridica ok....
Se isso nao foi feito, resta a voce agora, oferecer estes rendimentos a tributação ok....
Fazendo isso, voce esta evitando ser chamada e multada pela receita, ja a pessoa juridica que nao reteve na fonte....ai e com eles ok.
Cara Adriana....
Nao.....
Contribuinte com renda menor que R$ 23.499,00 nao esta obrigado a declarar ok...
A nao ser que o carro financiado e a parte das quotas da micro empresa, que sao patrimonio, sejam maior que R$ 300.000,00...ai ele e obrigado ok.
Agora, der uma boa olhada nos rendimentos da micro empresa ok.... Sempre bom lançar rendimentos recebidos de pessoa juridica, pro-labore, de 1 salario minimo mensal, ja que ele e socio ok.....pode ser que com estes lançamentos ele passe a ser obrigado a declarar ok....
Cara Milena.....
Nestes casos voce so precisa declarar o imovel uma unica vez ok.....
Se declarar na do marido, nao declarar na da esposa ok...
Antes de entregar, preencha o campo de Conjuge, com o CPF do mesmo, e informando o resuldato da declaração do mesmo ok...
O bem comum nao precisa esta em ambas as declarações ok.
Aline Aparecida Lazzari
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente AdministrativoMarcio, poderias me auxiliar nessa situação?!
Meu sogro recebeu o valor de R$ 77.000,00 referente a revisão do benefício de aposentadoria, ocorre que ele já tem 66 anos completos. Desse valor foi pago ao advogado R$ 23.000,00 porém o mesmo não forneceu recibo e não vai fornecer. Como devo proceder o lançamento na DIRPF 2012, pois o valor foi recebido em maio de 2011. Devo fazer a DIRPF?
Cara Aline Aparecida.....
Ja lhe respondi anteriomente....
Mas vamos la.
1-) Esses rendimentos de honorarios advogaticios sao lançados normalmente, como rendimentos tributaveis recebido de pessoa juridica e de pessoa fisica ok....
Na verdade, alvara sempre e recebido de pessoa juridica, pois a fonte pagadora e a caixa ou banco da brasil ok....esse de pesssoa fisica nao e alvara, acontece ai creio eu que, ele foi advogado de uma pessoa fisica, ganhou a causa, e o alvara veio para esta pessoa fisica receber o montente, e deste montante, esta pessoa fisica pagou ao advogado ok.
2-) Produtor rural tem limite de isenção, que e de R$ 117.00,00 ao ano ok.
3-) Seu sogro e a prova do caso do advogado acima ok...ele como pessoa fisica recebeu e do montante que recebeu pagou ao advogado, nao se recebe alvara de pessoa fisica ok....
Agora seu sogro, sem o recibo, infelismente, nao tem como provar que pagou R$ 23.000,00 ao advogado ok, se ele tiver ao menos o contrato, legal, se nao, ele vai ter que pagar imposto sobre este valor.....
Assim, seu sogro vai declarar rendimentos recebidos acumulativamente de pessoa juridica, no montante de R$ 77.000,00, ja que nao tem como comprovar pagamento ao advogado, e teve IR retido informa tambem, ok....
Emanoel Chequetto
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico AgrícolaBoa noite amigos.
Estou fazendo minha primeira declaração de IR. Tenho cerca de 687 reais retido na fonte. Tenho minha esposa e meu filho como dependentes. E preenchendo pelo programa, depois de adicionar 120 reais de despesas médicas,o imposta restituir é de apenas de 304. Eu com 2 dependentes só tenho direito a isso mesmo?
Obrigado.
Julio Cesar Machado
Bronze DIVISÃO 2 , Técnico InformáticaOi boa noite.
Fiz minha declaração retificadora pois eu não informei algumas informações na discriminação de um veículo financiado.Porém agora eu identifiquei uma coisa que estou com dúvida. O motivo é que eu informei que o veículo é financiado, informei a quantidade total de parcelas, as que já foram pagas, o valor de cada parcela e todos os dados do veículo:placa, valor total , ano, modelo, loja e cnpj de onde foi comprado etc. Mas eu não informei a financeira, acabei esquecendo de informar qual foi a financeira que financiou o veículo e o cnpj da mesma, que no caso é a BV Financeira. Será que deverei e posso fazer outra retificadora para informar esses dois dados ou posso deixar assim como esta?
Modelo de como eu declarei:
Amanda
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeBoa Noite!
Ano Passado fiz minha declaração somente pela compra do Apartamento, pois não tinha necessidade pelos meus rendimento,esse ano continuo sem necessidade de declarar sobre os rendimento, minha duvida e a seguinte, tenho que declarar mesmo assim? entendo que apartir do momento que declarei uma vez tenho que declarar todo ano.
aguardo a ajuda de vcs
Grata
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBom dia Amanda,
A condições de obrigatoriedade de entrega da DIRPF, pode ver no link a seguir, não sendo o seu caso, esta dispensada da entrega, porém, mesmo estando dispensada da entrega, caso queira entregar, poderá fazê-lo.
www.receita.fazenda.gov.br
Milena Carolina Reis Perez
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)obrigada , Márcio.
Ribeiro
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBom dia, estou com o seguinte caso, uma senhora veio fazer a declaração de imposto de renda de sua mãe, no entanto a mãe dela veio a falecer no mês de março dete ano, a situação é a seguinte, seu pai que também faleceu no ano de 2004 tinha um valor a receber de uma ação trabalhista, esse valor (+- 10.000,00 sendo retido ir de +- 3.000,00) saiu no ano de 2011, e quem recebeu foi sua mãe que tinha passado a ser pensionista do inss desde a morte de seu pai, como posso resolver esse problema, a filha pode restituir esse valor ?
obrigado
Caro Ribeiro...
Seu caso e o seguinte.
Obrigatoriamente, tem que se entregar a declaração IR 2012 da falecida mae de sua cliente ok.
Nela deve se constar os rendimentos dela, a pensao, e este recebimento relativo a aç~çao trabalhaista, devem constar na declaração ok.
Caso o resultado seja IR a restituir, informe a conta do banco a ser creditada ok.
Claro, nao preciso mencionar que, para sua cliente, a filha, receber, tem que se abrir o iventario, caso ela seja filha unica, sera rapido...
Mas, sim, ela tem sim direito a receber a restituição, mas, como iventariante ok.
Angela Maria
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia colegas,
Preciso do auxílio de vocês para sanar uma dúvida, meu marido faleceu em fevereiro de 2012, embora os vencimentos dele não atingissem o teto, ele era detentor de Cargo Comissionado na Câmara dos Deputados, estou sem saber se preciso fazer a declaração de IR dele, não existem bens a inventariar.Obrigada.
Cara Angela Maria....
Primeiramente, meus pesar pelo falecimento de seu marido.
Agora vamos la.
No seu caso, como nao ha bens a iventariar, nem os rendimentos dela no ano-base 2011, nao ultrapassou o limete de isenção, sem ha IR retido a receber de volta....
Nao, nao e obrigado entrega a DIRPF 2012...ok.
Mas, se voce predente cancelar o CPF dele,ja que ele nao esta mas entre nos, afim de evitar que alguem o use ilegalmente, sera preciso entregar final de espolio ok.
Ribeiro
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidadegrato pela atenção Marcio
essa senhora a filha é bem humilde a familia não tem condições de fazer o inventario, o que posso fazer ?
Caro Emanoel Chequetto....
Se voce so tem esta descpesa medico de R$ 120,00 e os dependentes a declarar...
Entao, opte pela simplicada, onde voce tera um desconto de 20% sobre sua renda, sera melhor para voce ok.
Caro Ribeiro....
Voce nao pode fazer nada, apenas orintar ela ok.
Se ela for filha unica, e de maior, pelo cartorio a partilha de bens e o iventario facaria pronto rapidinho, mas paga-se ok.
Pode-se ir a justiça, mas ai precisa-se de advogado ok.
Se ela nao pode pagar nada mesmo, entao so resta um caminho, mande ela procurar a defenssoria publica de sua cidade ok.
OBS: Voce Ribeiro, so pode fazer a Declaração e ver se vai ficar valor a restituir ok....
Se ficou bens e direitos a receber, precisa que os herdeiros se prontifiquem a receber, herdar, esses bens e direitos deixados ok.
Isso so com a justiça colega.
Ribeiro
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidadeok obrigado
Amanda
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeObrigado MArio pela resposta.
Outra duvida surgi rsrs
Despesa so posso acrescentar se eu pago, ou se eu tiver um recibo no meu nome, mais pago com cheque do meu marido, OBS cada um faz a sua declaração.
Gostaria de reduzir o meu imposto a pagar está muito alto
Grata,
Kelly Lioi Suruagy
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Amanda,
Se as despesas Medico/Instrução, o que importa é o beneficiario.
Mas deve-se verificar se há "caixa" suficiente para efetuar os pagamentos.
Att
kel
Adriana Balabenute
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBoa tarde, Marcio
O carro que me referi é particular do sócio não faz parte do capital, então neste caso não seria obrigada a declarar só por causa do financiamento.
Quanto as recebimento de pro labore foi infeior aos R$ 23.499,00.
Mas fico na duvida, se a empresa precisa de um financiamento ou mesmo para cadastro em banco eles não podem exigir a declaração do socio ou se não podem, já que foi o inferior aos valor que exige para fazer a declaração, não pode dificultar neste caso?
Carlos Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite a todos,
Estou com um informe de rendimentos onde consta o seguinte:
Natureza do Rendimento: PENSÃO
Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte:
Total dos Rendimentos (inclusive férias) R$ 25.925,49
Contribuição Previdenciária Oficial R$ 249,87
Imposto Retido R$ 627,34
Nesse caso, informo o Rendimento Tributável normalmente no campo "Rend. Trib. Recebidos de Pessoa Jurídica, informando a fonte pagadora (Ministério dos Transportes)ou devo lançar em outro campo, já que se trata de pensão?
Os demais valores que não citei aqui, aparecem corretamente indicados no informe de rendimentos (Rend. Isentos, Décimo Terceiro, Despesas Médicas), fiquei mesmo na dúvida onde lanço os Rendimentos Tributáveis.
Desde já agradeço a atenção de todos,
Att,
Carlos
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade