x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 4.456

Informe de rendimentos

Giselle Carvalho Silva Oliveira

Giselle Carvalho Silva Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Pesquisador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 22:34

Olá,
Minha filha estuda em uma escola particular e neste ano estão me cobrando uma taxa de 7,50 ara que eles possam me fornecer as informações para que eu possa incluir na minha declaração, além de também informar que a partir do pagamento, deverei aguardar 3 dias úteis.
Isto está correto? como devo proceder? Tem alguma lei que me dá o direito desta informação sem ter que pagar alguma taxa por isso?

Obrigada

Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 22:43

Olha só isso é norma da escola taxas.
Com relação aos pagamentos da escola da sua filha é fácil, você não tem os boletos de pagamento das mensalidades.

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB
R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 08:15

Olá Gisele,

Exatamente, some os valores e declare, além disso não esqueça que neste ano a Receita permite um desconto pela compra de material escolar também.

Abraço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 13:05

Boa tarde Giselle

É necessário declarar a aquisição de consórcio (sim).

Consórcio contemplado em 2011:
No campo Discriminação, selecionado o código 95, informe o nome e o número de inscrição no CNPJ da administradora do consórcio, o tipo de bem objeto do contrato, a quantidade de parcelas pagas e a pagar.
No campo Situação em 31/12/2010, informe o valor constante na declaração do exercício de 2011, ano-calendário de 2010. Se o consórcio foi adquirido em 2011, não preencha os campos Situação em 31/12/2010 e 31/12/2011.
Adicione um novo item com o código específico do bem recebido e informe, no campo Discriminação, os dados do bem e do consórcio. Não preencha o campo Situação em 31/12/2010. No campo Situação em 31/12/2011, preencha o valor declarado acrescido das parcelas pagas em 2011.

Consórcio não contemplado em 2011:
No campo Discriminação, selecionado o código 95, informe o nome e o número de inscrição no CNPJ da administradora do consórcio, o tipo de bem objeto do contrato, a quantidade de parcelas pagas e a pagar.
No campo Situação em 31/12/2010, informe o valor constante na declaração do exercício de 2011, ano-calendário de 2010.
Se o consórcio foi adquirido em 2011, não preencha este campo e preencha o campo Situação em 31/12/2011 com o valor do campo Situação em 31/12/2010 acrescido das parcelas pagas em 2011.

Fonte: Menu Ajuda do programa

...

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 13:16

Boa tarde Robson,

além disso não esqueça que neste ano a Receita permite um desconto pela compra de material escolar também.

Poderia fornecer a base legal para tal informação?
Procurei até mesmo no ajuda do programa e não consta essa informação.
Grata,
Elisabete.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Rosa Lia Sanini

Rosa Lia Sanini

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 13 anos Domingo | 25 março 2012 | 13:09

Boa Tarde!
Não sei se o caminho para enviar perguntas é este. Não consegui achar outro.
Estou fazendo uma Declaração de Ajuste Anual e tenho algumas dúvidas:
A fonte pagadora informou um total de rendimentos de 23.345,96 e RRA:
Rendimento de Trabalho Assalariado = 12 meses;
Rendimentos Tributáveis = 574,02;
Contrib. Prev. = 68,88
Mas não informa a data de recebimento sem a qual não posso terminar o preenchimento da ficha correspondente. Por favor, o que posso fazer?

Fiz a opção pela tributação exclusiva na fonte mas nâo entendi as instruções fornecidas pela RF, abaixo:

Procedimentos a adotar na Declaração de Ajuste Anual, com relação aos rendimentos recebidos acumuladamente
Preencha a linha 08 da ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva; e
- Não preencha as fichas Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica (titular) e Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica Recebidos Acumuladamente (titular)

Afinal, devo preencher 574,02 X 12 = 6888,24 + 23345,96 na linha 08 da ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva e ignorar as fichas Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica (titular) e Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica Recebidos Acumuladamente (titular)?
Obrigada!
Rosa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: