x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.655

recolhimento IR sobre ganho de capital

meire santiago robles da silva

Meire Santiago Robles da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 12:34

Boa tarde.

Vendi um imovel em Dezembro/2011 e não sabia que tinha de recolher o IR até 31/01/2012. Fiz o lançamento no programa de Ganho de capital 2011 e verifiquei que deveria ter pago 27.565,16. Depois disso através do programa Sicalc meu marido calculou os juros e multa e pagamos o imposto em 12/03/12 no valor de 31.777,11. Minha dúvida é a seguinte: Devo lançar esse valor de 31.777,11 no programa de ganho de capital no campo Imposto Pago e depois transferir para a Declaração de 2012 ou como foi pago só em 2012, não deve aparecer na declaração deste ano e entrar somente na do ano que vem?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 14:08

Boa tarde Meire,

Para todos os efeitos o imposto de renda sobre o ganho de capital já foi pago.

E como foi pago antes do prazo para apresentação da DIRPF de 2012, você deve informá-lo como pago no próprio programa "Ganhos de Capital".

PS: Informe apenas o valor do imposto sem os acréscimos decorrentes do atraso.

...

meire santiago robles da silva

Meire Santiago Robles da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 14:53

Como devo lançar a ficha Informações do conjugue, já que o imóvel vendido estava em meu nome e foi adquirido antes do casamento, e eu faço declaração conjunta com meu marido,porém não sou obrigada a apresentar declaração já que não possuo renda e somente tinha esse imovel em meu nome.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.