x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.987

Ganhos de Capital - Dúvida sobre imóvel financiado

Luciano Queiroz

Luciano Queiroz

Iniciante DIVISÃO 3
há 13 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 21:26

Olá.
Sou novo neste espaço, e primeiramente gostaria de dar os parabéns à todos envolvidos aqui, este site é um verdadeiro achado.

Tenho uma dúvida e gostaria de, se possível, contar com a ajuda de vocês para esclarecê-la.
Tendo a seguinte situação: em abril de 2009 eu comprei um apartamento na planta por R$100.000,00. Boa parte deste valor, por volta de R$ 82.000,00, está ainda financiada pela cef, sendo pagas parcelas mensais do financiamento desde metade do ano passado.
Se este ano eu resolvo vender o mesmo por R$150.000,00, eu teria caracterizado um ganho de capital, certo? E entendo que estaria isento do imposto de renda segundo a lei da isenção, por ser um valor abaixo de R$440.000,00, e por ser meu único bem imóvel.
Mas acontece que desses 150 mil da venda, eu tiraria o dinheiro para quitar o restante do valor financiado deste próprio apartamento. E não tenho intenção em utilizar a sobra para adquirir um novo imóvel nos próximos 180 dias.
Levando-se em consideração o seguinte trecho da lei:

"A isenção não se aplica, entre outros:
I - à hipótese de venda de imóvel residencial com o objetivo de quitar, total ou parcialmente, débito remanescente de aquisição a prazo ou à prestação de imóvel residencial já possuído pelo alienante;"

Eu fiquei na dúvida se eu entraria ou não na isenção do ganho de capital, por estar usando o dinheiro da venda para quitar o próprio apartamento financiado.

Desde já agradeço qualquer ajuda, abraços.

Luciano Queiroz

Luciano Queiroz

Iniciante DIVISÃO 3
há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 08:42

Oi Heloísa!
Demorei um pouco pra te agradecer, mas mesmo assim muito obrigado pela resposta!
Vocês aqui são muito prestativos, e estão sempre dispostos a tirar nossas dúvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade