Renata E. Gomes
Bronze DIVISÃO 1 , GerenteBoa tarde,
Pessoal estou com uma dúvida, estou apurando meu IPRJ e tenho despesas de processos trabalhista, issa entra como adição? alguém o fundamento legal?
obrigada
respostas 1
acessos 830
Renata E. Gomes
Bronze DIVISÃO 1 , GerenteBoa tarde,
Pessoal estou com uma dúvida, estou apurando meu IPRJ e tenho despesas de processos trabalhista, issa entra como adição? alguém o fundamento legal?
obrigada
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Renata.
As custas processuais e o honorários advocaticio para percepção de rendimentos em processos trabalhistas não devem ser adicionadas e sim excluídas, ou seja, não se trata de adição e sim de dedução/exclusão.
416 — Honorários advocatícios e despesas judiciais podem ser diminuídos dos valores recebidos em decorrência de ação judicial?
Os honorários advocatícios e as despesas judiciais podem ser diminuídos dos rendimentos tributáveis, no caso de rendimentos recebidos acumuladamente, desde que não sejam ressarcidas ou indenizadas sob qualquer forma.
Da mesma maneira, os gastos efetuados anteriormente ao recebimento dos rendimentos podem ser diminuídos quando do recebimento dos rendimentos.
Os honorários advocatícios e as despesas judiciais pagos pelo contribuinte devem ser proporcionalizados conforme a natureza dos rendimentos recebidos em ação judicial, isto é, entre os rendimentos tributáveis, os sujeitos a tributação exclusiva e os isentos e não tributáveis.
O contribuinte deve informar como rendimento tributável o valor recebido, já diminuído do valor pago ao advogado, independentemente do modelo de formulário utilizado.
Na Declaração de Ajuste Anual, deve-se preencher a Relação de Pagamentos e Doações Efetuados, informando o nome, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o valor pago ao
beneficiário do pagamento (ex: advogado).
(Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, art. 12; Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), art. 56, parágrafo único)
Perguntas e Respostas DIRPF 2012
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade