Maria Celeste Gonçalves
Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
Após várias tentativas, não consegui falar com a Receita Federal. Perguntei a outras pessoas e cada uma me deu uma resposta diferente. Resolvi, então, recorrer a vocês.
Estou fazendo a Declaração Final de Espólio de meu pai. Dentre os bens, ele deixou uma caderneta de POUPANÇA. Na última Declaração de Ajuste de meu pai consta o valor de R$ 10.654,00. Para retirar o dinheiro da Poupança, foi feita a sobrepartilha em Setembro/2011. Na sobrepartilha foi colocado o valor do extrato da poupança daquele mês (R$ 11.040,00), que já estava mais alto do que o que constava na última Declaração de Ajuste de meu pai. Em Novembro/2011 o banco liberou o dinheiro e o valor já estava um pouco mais alto devido aos rendimentos (R$ 11.319,00).
Na ficha BENS E DIREITOS, com que valores devo preencher as colunas "SITUAÇÃO NA DATA DA PARTILHA" e "VALOR DE TRANSFERÊNCIA"?
O que tenho certeza é que o "VALOR DE TRANSFERÊNCIA" será superior ao da "SITUAÇÃO NA DATA DA PARTILHA" devido aos rendimentos da Poupança. Isso significa que terei que preencher o formulário de GANHO DE CAPITAL? Ou a Poupança é isenta?
Desde já, agradeço a atenção.