x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.126

DCTF agora simples com Trimestre Anterior

Edson Augusto

Edson Augusto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 11:13

Olá a todos

Tenho uma empresa que em 2011 era Lucro Presumido. ..e no 4. trimestre de 2011 apurou IRPj e CSLL que foram divididas em 3 quotas...na DCTF de Dezembro eu informei o valor total dos impostos e informei que houve divisão de quotas...portanto os pagamentos só devem ser informados na DCTF de março de 2012.

Acontece que a empresa foi enquadrada no Simples Nacional apartir de janeiro de 2012...como ela está no simples está dispensada da DCTF...agora vem a dúvida...eu tenho 100% de certeza de que a receita lançara os valores como dívida por ela não ter as informações dos pagamentos das quotas...

Como proceder? devo entregar a DCTF de março informando as quotas? pra isso preciso informar a forma de trib. do lucro em março que é obrigatório e não tem simples nacional nas opções...ou não entrego e aguardo a cobrança?

Abraços

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 13:36

Boa tarde Edson,

É obrigação da Receita Federal saber que sua empresa aderiu a sistemática do Simples Nacional desde 01/01/2012, até porque a adesão é feita no aplicativo disponibilizado pela própria.

Diante disto, simplesmente não apresente (nem será recepcionada) a DCTF de Março com vistas a informar os pagamentos das parcelas do IRPJ e da CSLL apurados no trimestre anterior.

Se eventualmente (é possivel) a Receita Federal ousar cobrar-lhe tais informações, você terá razão e motivos bastantes para exigir que retirem imediatamente quaisquer cobranças e ou notificações acerca do assunto.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.