Jussara Spak Szeremeta
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)boa tarde
uma empresa cuja matriz fica no estado de Sao Paulo abriu uma filial no estado do Parana. A matriz ja é optante pelo Simples Federal, preciso fazer a opçao também da filial?
respostas 3
acessos 1.814
Jussara Spak Szeremeta
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)boa tarde
uma empresa cuja matriz fica no estado de Sao Paulo abriu uma filial no estado do Parana. A matriz ja é optante pelo Simples Federal, preciso fazer a opçao também da filial?
Eriomar de França Serafim
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeA empresa é optante do SIMPLES NACIONAL e quer voltar atrás na opção pois o cliente analizou a situação da empresa e observou que vai pagar mais imposto. Como fazer para retornar
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Jussara,
Ao solicitar a adesão pela sistemática do Simples Nacional para o estabelecimento Matriz automaticamente estará solicitando para suas filiais, posto que a empresa seja única.
Tanto assim é que o imposto deve ser recolhido de forma centralizada pela Matriz, conforme se lê no § 1º, Artigo 21º, LC 123/06 cuja íntegra abaixo transcrevo:
§ 1o Na hipótese de a microempresa ou a empresa de pequeno porte possuir filiais, o recolhimento dos tributos do Simples Nacional dar-se-á por intermédio da matriz
Vale dizer que não há como inscrever a Matriz no Simples Nacional sem que se inscreva também as filiais ou vice versa.
...
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Eriomar,
As condições para o cancelamento dos pedidos de adesão ao Simples Nacional foram normatizadas pela Receita Federal conforme abaixo:
Cancelamento de Opção pelo Simples Nacional
INFORMATIVO/COTEC/SIMPLES NACIONAL Nº 19/2007
DATA: 10 de agosto de 2007
ASSUNTO: Orientações sobre o Cancelamento de Opção pelo Simples Nacional
A funcionalidade de Cancelamento de Opção pelo Simples Nacional, disponível no Portal do Simples Nacional, só pode ser utilizado para empresas cujas solicitações foram deferidas e, são, portanto, optantes.
Essa funcionalidade não anula as solicitações que apresentaram pendências e encontram-se em análise. As empresas que se encontram nessa situação e que desistiram de optar pelo Simples Nacional devem adotar um dos seguintes
procedimentos:
a) Não sanar as pendências que a impediram de ser enquadrada no Simples Nacional, o que vai implicar o indeferimento de sua opção.
b) Aguardar o novo processamento das solicitações que ocorrerá dia 20/08.
Caso a sua solicitação tenha sido deferida, a empresa deve cancelar sua opção. Caso sua opção não tenha sido deferida, deve aguardar o processamento final das solicitações que ocorrerá no dia 28/08.
Após esse último processamento, não haverá mais qualquer solicitação em análise. Cabe informar que, para viabilizar que todas empresas consigam efetuar o cancelamento, foi solicitado à Secretaria-Executiva do CGSN que o prazo para o cancelamento da opção seja alterado para dia 31/08.
É importante lembrar que grande parte dos motivos que estão levando as empresas a desistirem da opção pelo Simples Nacional foram extintos com a aprovação no Congresso do projeto de lei complementar que altera a Lei Complementar 123 e leva para o Anexo III a tributação de várias empresas prestadoras de serviço.
Sendo assim, a tendência é que os pedidos de desistência sejam residuais e ainda que várias empresas não queiram mais desistir.
CAC da 9ª Região Fiscal da Secretaria da Receita Federal - SC
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade