x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.492

incidência de Irrf sobre PL e dividendos.

Lourdes

Lourdes

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 20:38

Olá pessoal!
Meu advogado pediu quebra de sigilo fiscal de um funcionário de uma empresa, depois de investigada a Dirpf do mesmo, bate o salário bruto recebido mensalmente com o desconto do irrf, onde foi informada a Participação nos Lucros no Campo "Outras informações" = rendimentos Isentos e Não-Tributáveis e rend. Sujeitos à Trib. Exclusiva/definitiva. Alguém poderia me confirmar? e agora?
att. Lourdes

Estive pessoalmente na Receita Federal onde me mostraram as Leis , e deixaram bem claro que não incide Irrf sobre Participação nos Lucros dos empregados, (Lei nº 9.249, de 1995, art. 10).

L.M.M.C
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 08:21

Oi Lourdes, Poderia esclarecer qual a sua duvida, obrigado.

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Lourdes

Lourdes

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 16:13

Boa tarde José,

Na verdade não conseguí clarear a questão nem pra mim mesma. Veja: Minha advogada recebeu a Dirpf (declaração anual de imposto de renda de pessoa física) através de uma quebra de sigilo fiscal junto ao Ministério Público, não sou contadora, e já fui até o fiscal da Receita, ele me falou de uma Lei. Porém está havendo divergências e não estou chegando a nenhuma resposta concreta, já pesquisei de todas as maneiras, mesmo no site da receita e não encontro coerência nas informações.
é o seguinte:
Esta pessoa física que declarou o ajuste anual de pessoa física, informou que no ano de 2004 recebeu da fonte pagadora cnpj "tal" o valor de 175.349,54 e pagou de IRRF 34.934,34. e mais nada, além do Campo rendimentos exclusivamente tributados na fonte e Rendimentos isentos e não tributáveis. Ocorre que no mês de março de 2004 esta pessoa recebeu Participação nos Lucros e esta não foi informada na Declaração, porém dentro do valor de irrf está incluído 8.414,89 de IRRF sobre a P.Lucros(que não está informada), cheguei a esta conclusão somando valores de irrf que constam naFicha-financeira deste empregado vindas do depto pessoal. Daí fui até a receita e um funcionário me disse que na Lei (XXIX – os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado(Lei nº 9.249, de 1995, art. 10). A minha dúvida é : Apenas foi informado o irrf (8.414,89 sobre a PL) imbutido no valor de irrf 34.934,54 já que a PL não foi informada como rendimento recebido? Ou esta Declaração foi feita errôneamente.!
Foi informado ali:
175.349,54 de rendimento recebido de Pessoa Jurídica.
Imposto pago: 34,934,34
Por gentileza José, pode me ajudar?
att.
Lourdes.

L.M.M.C

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade