x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.950

Declaração de IRPF Espólio

Cris

Cris

Bronze DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 23:57

Boa noite!
Estou fazendo uma declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de Espólio e tenho três dúvidas:
1ª O declarante faleceu em junho de 2011 e ele já havia feito a declaração IR exercício 2011 ano-calendário 2010. A declaração que vou fazer esse ano (exercício 2012 ano-calendário 2011) é a incial ou a intermediária de espólio?
2ª Quanto tempo depois da adjudicação dos bens inventariados ou do trânsito em julgado da decisão judicial de partilha o inventariante tem para fazer a declaração final de espólio?
3ª A declaração inicial ou declaração intermediária de espólio pode ser feita pela opção simplificada? Ou declaração de espólio só pode ser feita pela opção completa?
Atenciosamente,
CRIS
Ciências Contábeis
Lagoinha?SP

Cris
Ciências Contábeis
Lagoinha/SP
ODECIO TADEU FERNANDES

Odecio Tadeu Fernandes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 01:13

Cris, Boa Noite.

Voce iniciara a DIRPF de espólio declando agora em 2012 na pagina Dados do contribuinte, ocupação principal o codigo 81.Na ficha espolio voce deverá informar o CPF do inventariante, nome e endereço.
Preencher a declaração com todas as informações necessarias, tais como recebimentos pessoas juridicas, venda e compra de bens,etc.

Voce poderá fazer a opção da declaração simplificada (caso seja a melhor opção que voce julgar, desde que não tenha nenhum impedimento como por exemplo prejuizo na Atividade Rural a compensar em exercicio futuro).

Enquanto não terminar o processo do inventario, voce devera entregar a declaração de espolio todo ano. Quando terminar o processo ai sim voce deverá preencher a declaração de final de espolio e repatriar os bens conforme escritura e ou alvaras expedido.

Att.

Odecio

Cris

Cris

Bronze DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 09:42

Bom dia, Odecio.

Obrigada pelos esclarecimentos, mas restaram algumas dúvidas.
A declaração que vou fazer esse ano (exercício 2012 ano-calendário 2011) é a inicial ou a intermediária de espólio?
Depois de terminado o processo quanto tempo tenho para fazer a declaração final de espólio, li que são 60 dias mas não tenho certeza?

Atenciosamente,

Cris.

Cris
Ciências Contábeis
Lagoinha/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade