x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 4.727

Trabalho sem vinculo empregaticio - dedução

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 20:34

Boa noite nobres colegas.

Minha duvida é com relação a essa resposta da receita federal:

403 - São dedutíveis os pagamentos efetuados por profissional autônomo a terceiros?
Sim. O profissional autônomo pode deduzir no livro Caixa os pagamentos efetuados a terceiros com quem mantenha vínculo empregatício. Podem também ser deduzidos os pagamentos efetuados a terceiros sem vínculo empregatício, desde que caracterizem despesa de custeio necessária à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora.

(Lei n º 8.134, de 27 de dezembro de 1990, art. 6 º , incisos I e III; Decreto n º 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), art. 75, incisos I e III; Parecer Normativo Cosit n º 392, de 9 de outubro de 1970; Ato Declaratório Normativo Cosit n º 16, de 1979)

Pergunto:
A remuneração pagas a terceiros sem vinculo empregaticio pode ser deduzida, porem, ele esta se referindo ao meu pagamento a outros autonomos, ou, alguem que trabalhe para mim por dia por exemplo, geralmente os diaristas, o recibo que eu pago eles tambem posso deduzir do livro caixa?

Obrigado a todos

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 01:12

Fabio
Bom dia

Via de regra vc poderia considerar pois a responsabilidade do recolhimento do INSS e ISS seria do autonomo, no entanto é importante que vc avalie o diarista se ele trabalha para vc todo o dia e se enquadraria em regras como funcionário.

De qq forma é importante que vc busque fazer com que esses autonomos se regularizem fazendo a inscrição no INSS e prefeitura pois muitas fiscalizações acabam fazendo vc ficar co-responsavel por eles.

Nestas horas é melhor não arriscar pois uma decisão agora poderá refletir em ate cinco anos.

Heloisa Motoki

há 13 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 19:45

Teria como eu recolher o inss dele, porem sem registra-lo, para caso algum dia de algum problema eu estar amparado pela lei? Uma vez que ele nao presta serviço so para mim .. ? Qual seria a saida para eu me regularizar, sem registra-lo e poder deduzir as despesas do meu livro caixa?

Obrigado a todos

há 12 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 08:57

Entendi Heloisa, e mais uma coisa apenas para finalizar.

Eu escriturando no meu livro caixa, uma fota fiscal avulsa ou um RPA dele .... a receita nao pode consultar o cpf desse trabalhados e ver se o mesmo esta recolhendo o inss como autonomo?
Eles podem fazer isso? Isso poderia trazer algum problema a ele?

Muito Obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 09:12

Fabio

Só se for uma fiscalização muito detalhada, hj a receita vem fiscalizando mais os profissionais liberais como médicos que quando deixam de declarar ela perde em arrecadação pois há contribuinte lançados as despesas médicas... mas é sempre importante pedir para que regularize o quanto antes até para segurança para o profissinal no caso de precisar do auxilio por motivo de doença, aposentadoria, etc..

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade