x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.024

07/2007 como LP e agora Simples.

Francisco Xavier De Vico

Francisco Xavier de Vico

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2007 | 09:01

Bom dia,

Tenho uma empresa que recolheu todos os impostos referentes a competencia 07/2007 como Lucro Presumido. Hoje, mesmo sem resolver todas as pendências (pois já tinhamos desistido até do Simples), a empresa aparece como Optante.

E agora? Posso considerar a partir de agora a empresa como Simples Nacional ? E os impostos recolhidos como Lucro Presumido? Como ficam no Imposto de Renda da empresa no ano que vem?

Obrigado,

Márcio

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2007 | 10:49

Bom dia Francisco,

Alguns aspectos têm que ser considerados antes de se tomar qualquer atitude, entre estes eu apontaria como principal a decisão da empresa. Você tem duas alternativas:

Não interessa a adesão ao Simples Nacional
Se já não interessa mais a adesão ao Simples Nacional, a despeito de "agora aparecer como optante", tudo o que se tem a fazer é solicitar o cancelamento, e naturalmente, recolher os impostos de Julho/07 na sistemática do Lucro Presumido.

Como estes (segundo informações suas) já foram recolhidos, resta como última providência o cancelamento da opção pelo Simples que deve ser feita nos termos indicados no link: www8.receita.fazenda.gov.br Esta última providência é apenas cautelar, haja vista que se não forem liquidadas as pendências até 31/10/07 certamente ela estará "fora do Simples".

Interessa a adesão ao Simples Nacional
Se é interessante para empresa a adesão ao Simples Nacional, a primeira providência será o recolhimento do Simples referente ao mês de Julho/07 que vencerá a 31/08/07.

A empresa deverá regularizar suas pendências até 31/10/2007 nos termos das IN RF 755 e 767/07 cujas íntegras você poderá ler no link http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2007/default.htm

E como providência última, a empresa deverá solicitar a compensação dos impostos já quitados (agora indevidamente) pela sistemática do Lucro Presumido com os devidos pela do Simples Nacional, com o preenchimento da Per/Dcomp.

Este último item foi deixado propositalmente para o final porque dependerá da alteração do programa Per/Dcomp e do PGDAS para que seja efetivada.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade