x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 2.842

DCTF Abril com Pis e Cofins prorrogado

ROSELI MARIA EVANGELISTA

Roseli Maria Evangelista

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 13:20

Olá, gostaria de orientação sobre o preenchimento da DCTF do mês de Abril/2012. Nossa empresa enquadra no CNAE 13.1 que obteve a prorrogação do pagamento do PIS e Cofins de Abril em Novembro e de Maio em Dezembro. Minha dúvida é de como proseguir em relação a DCTF. Eu devo colocar o débito e não lançar o crédito? Mas com a dúvida da receita entender que estou devendo e até novembro isto virar um divida ativa. Ou não informar no mês de Abril e em Novembro ao pagar o PIS e COFINS de Abril fazer a retificação?
TB não consegui através do sicalc imprimir um DARF com o vencimento para novembro. Como imprimir o DARF sem os juros?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 13:43

Roseli,

No meu entendimento, você informará na DCTF o valor do Débito e não informará o que se referen ao Pagamento com DARF, pois o pagamento não ocorreu.

E o débito não será inscrito em Divita Ativa, visto que é um benefício concedido pela própria Receita.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marcelo Augusto

Marcelo Augusto

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 09:12

Bom dia,

Neste caso o SICALC apenas permite a impressão de DARF's com vencimento dentro do próprio mês de sua versão, que é atualizada mensalmente. Ou vocês aguardam a virada do mês e atualizem a versão ou emitam o DARF manualmente.

Abs.

Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 09:35

Prezados,

Favor observar que na DCTF consta o novo digito para os cód. para estes casos que é o 14 ou 15, por exemplo, pis 8109-14.

e na hora do pagamento recomento realizar o DARF pelo SICAL, mas na opção "2 - Preenchimento de DARF pelo próprio contribuinte para as demais Receitas não contempladas na opção 1."

André Oliveira

André Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 17:24

Boa tarde Neilor Leite,

Quando eu seleciono a opção 2 do sicalc e preencho o campo do Código da Receita 8109, por exemplo, automaticamente o programa me leva para a opção 1.

Gostaria de saber se existe alguma forma de gerarmos as guias 8109-14 (pis) e 2172-14 (cofins) referentes aos meses prorrogados 04/2012 e 05/2012 sem multa e juros ou deveremos gera-las através de formulários manualmente?

André Oliveira
Contador
[email protected]
Paulo Freitas

Paulo Freitas

Bronze DIVISÃO 5 , Escriturário(a)
há 13 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 16:35

Mesma duvida do amigo Andre Oliveira, pelo sicalc, ele nao permite fazer a emissão do darf com o codigo 8109 manualmente.
pelo visto vai ter que ser feito em formulario, pois ate agora nao houve manifestação por parte da receita federal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies