x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.183

Mei - Locadora

Juliana Borges

Juliana Borges

Prata DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 15:24

Boa tarde! Tenho uma locadora optante pelo Simples Nacional, minhas entradas (compras) são em média 7.000,00, porém essas compras não são para revenda, como disse no inicio minha atividade é locadora, tenho esse valor em compras, mas na verdade, não são para revenda e sim para locação... são compras de DVD para locar... Gostaria de saber se mesmo comprando 7.000,00 eu posso optar pelo MEI?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 16:44

Juliana, boa tarde,

Como a sua atividade é caracterizada pela prestação de serviço de locação, essa atividade não é permitida como MEI, somente o comércio.

4762-8/00 - Comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas

"100% focado onde houver 1% de chance"
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 3 junho 2012 | 12:06

Bom dia Juliana e Paulo.

Paulo ela pode optar pelo MEI enquadrando-se na atividade:

LOCADOR(A) DE FITAS DE VÍDEO, DVDS E SIMILARES 7722-5/00, cuja atividade é permitida ao MEI.

Seque abaixo um link com as atividades permitidas ao MEI:

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php

Juliana,

O MEi tem limite de faturamento de 60 mil ao ano e proporcionalmente 5 mil ao mês, este limite é entendido como as vendas ou a prestação de serviços. Desta forma você poderia comprar 7 mil em um dado mês e não faturar mais 5 mil, o que faria com que você continuasse dentro do estabelecido pela legislação, isto pode ser dar, por exemplo nas compras para montar o estoque da locadora. No inicio o empresário adquire uma quantidade maior, que é considerado um investimento, ele não pretende e certamente não conseguirá recuperar o investimento em um único mês, desta forma pode-se em um dado mês comprar 7 mil (como investimento) e locar DVDS com receitas em 3 mil. O que faz com que o empresário possa optar pelo MEI neste caso é suas receitas, que devem ter um limite de 5 mil mensal.

O que é preciso tomar cuidado é que tenha coerência, em uns meses você comprar mais de 5 mil, pode ser aceitável, agora se todo mês, ou com uma frequência muito grande você comprar mais de 5 mil, você não poderá ser MEI, isto porque se esta tendo gastos superiores as receitas todos os meses ou com grande frequência, sua atividade não está sendo viável ou você está sonegando, isto porque ninguém trabalharia para ganhar menos do que gasta.

Saudações, e espero ter lhe ajudado.

Tiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade