Celso Corrêa da Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa Tarde
Gostaria de um esclarecimento sobre ganho de capital, sobre a venda de imóveis.
Tenho dois imóveis que estão sendo vendidos:
1- Imóvel adquirido em 2007/2008, que está sendo vendido e o valor correspondente a essa venda, já deduzidos os valores de impostos referente a ganho de capital, será doado ao meu filho que utilizará para quitar parte do financiamento de um imóvel adquirido na planta, o qual já foi entregue e ele está pagando as prestações de forma natural.
2- O outro imóvel eu adquiri em 1978, meu primeiro imóvel,que também estou vendendo para utilizar o valor para a quitação de um novo imóvel que adquiri na planta, com parte financiado pela construtora e parte financiamento bancário. Ocorre que já recebi o imóvel e estou pagando as prestações do financiamento bancário. Minha intenção é com o resultado da venda deste imóvel quitar o financiamento.
Minhas dúvidas:
para o imóvel 1 deduzidos os valores referentes ao ganho de capital, o valor a ser doado ao meu filho será de aproximadamente R$ 120.000,00. Terei que pagar mais alguma coisa pela doação?
para o imóvel 2, se efetuar a venda e dentro do prazo de 180 dias, utilizar quase a totalidade do valor para quitação do financiamento, estarei isento o imposto de ganho de capital desse imóvel?
De acordo com a legislação não especifica se a utilização do valor para a quitação de outro financiamento, pode ocorrer mesmo eu já ter feito a aquisição de outro imóvel, que utilizarei para moradia, tendo já pago a parte da construtora e já estar pagando as prestações do financiamento.
Agradeço imensamente os esclarecimentos que puderem me fornecer
Atenciosamente
Celso Corrêa da Silva