x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.736

Diferença do DIPJ para o lalur

Patricia Reis Aguiar

Patricia Reis Aguiar

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2007 | 10:32

Bom dia.

Por favor, tenho o caso de uma empresa lucro real trimestral que quando foi calculado o imposto do 3º trim/2006 acumulando o sdo de prejuizo do 2º/trim/2006.
O Dipj foi feito em cima do DRE que tinhan tirado p/ calcular o imposto, batendo então o saldo de imposto a recolher.
1º trim/2007. e acumulando o saldos.
Quando fui tirar o LAlur que vi a diferença do imp. recolh. a menor.

Minha dúvida. por ela ser lucro Real. chama atenção se eu retificar o DIpj2007. ou seria melhor eu retificar e deixar correto. e recolher a diferença.

O lalur justifica o que está diferente no DIPJ, ou não. O DIpj tem que estar correto e igual ao LAlur?

Desde já agradeço.

Patricia Reis
Contabilidade São Mateus
Departamento Contabil
Celular: 8045-4115
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 1 setembro 2007 | 11:25

Bom dia Patricia,

Tanto a DIPJ quanto o Lalur deverão estar em sintonia. Vale dizer que se o Lalur está escriturado corretamente, na DIPJ as informações deverão ser as mesmas.

Os impostos na sistemática do Lucro Real devem ser calculados e recolhidos conforme constam no Lalur, isto é, com base no lucro contábil apurado na Demonstração de Resultados acrescido das adições, exclusões e compensações descritas no Lalur. Assim, é imperativo que você retifique a DIPJ e recolha as eventuais diferenças causadas pela retificação.

A retificação não "chama a atenção" posto que substitua a DIPJ entregue anteriormente, no entanto, continua sendo uma retificação e isto não demonstra mais do que o "acerto" de um equívoco comum e perfeitamente aceitável, portanto não se preocupe com isto.

Por oportuno cabe lembrá-la que a absorção dos prejuízos acumulados deve limitar-se apenas a 30% do lucro real apurado no período.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade