x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.572

arquivos SINCO

Jose Acreano Boaventura

Jose Acreano Boaventura

Prata DIVISÃO 1 , Controller
há 17 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2007 | 16:02

Jurandyr

Veja a matéria em anexo:





DISPONIBILIZAÇÃO DOS ARQUIVOS CONTÁBEIS À RECEITA FEDERAL

Da Redação Portal Tributário

O art. 267 do Regulamento do Imposto de Renda aprovado pelo Decreto nº 3000/99 instituiu que o sujeito passivo que utilizar-se de sistema de processamento de dados para registrar negócios, atividades econômicas e financeiras ou escriturar livros e documentos de natureza contábil, deverá manter documentação técnica completa e atualizada do sistema, podendo fazê-lo em meio magnético que possibilite a utilização quando solicitado.

SINCO - ARQUIVOS CONTÁBEIS

Para atendimento ao referido decreto, a Receita Federal do Brasil instituiu recentemente o programa Sistema Integrado de Coleta (SINCO - Arquivos Contábeis) que deve ser utilizado pelas pessoas jurídicas que utilizarem os sistemas de processamento eletrônico de dados.

A partir de 01.01.2002, as normas de apresentação e especificações técnicas dos arquivos a serem apresentados foram definidas pelo Ato Declaratório Executivo COFIS 15/2001.

DISPENSA DA UTILIZAÇÃO

As empresas que eram optantes pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Federal), ficaram dispensadas do cumprimento desta obrigação - (art. 1º, parágrafo único, IN SRF 86/2001).

A Receita Federal ainda não se pronunciou sobre a necessidade ou dispensa das empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL com relação à apresentação dos arquivos magnéticos, precisamos esperar pronunciamento específico, no entanto, como a migração das empresas SIMPLES para o SIMPLES NACIONAL foi feita de forma automática, entendo que as bases sejam as mesmas exceto disposições em contrário.

FUNCIONALIDADES

O SINCO possibilita a importação e validação de campos dos arquivos contábeis e das tabelas relacionadas. A importação ocorre a partir de leiaute a ser informado pelo contribuinte, na estrutura prevista, com aumento do tamanho dos campos e/ou a inclusão de campos, se necessário.

O sistema disponibilizado pela Receita Federal do Brasil (RFB) no endereço eletrônico https://www.receita.fazenda.gov.br, apresenta os erros detectados em cada registro. Uma vez validados os campos dos arquivos contábeis e as tabelas relacionadas, possibilita que seja executada a validação dos arquivos, apresentando totais e confrontando valores dos arquivos de saldos e lançamentos. Permite ainda gravar os arquivos de dados e os arquivos com os leiautes utilizados, bem como imprimir relatório de acompanhamento para entrega à RFB.

SINCO - NOTAS FISCAIS

O programa gerador de dados do Sistema Integrado de Coleta - PGD Sinco deve ser utilizado pelas pessoas jurídicas obrigadas a manter à disposição da Secretaria da Receita Federal do Brasil os arquivos digitais e sistemas para quando for solicitado, via intimação da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

O programa possibilita a importação, validação e transmissão dos arquivos de notas fiscais de entrada e/ou de saída das pessoas jurídicas obrigadas pela legislação federal. Contempla ainda, a função de digitar os registros, quando o contribuinte não dispor de um sistema que atenda adequadamente à legislação, apresentando os totais de compras e/ou vendas de cada arquivo ao qual o informante deverá confirmar, antes de gravá-lo para transmissão e faz as críticas aos campos a serem preenchidos, de acordo com a legislação pertinente.




--------------------------------------------------------------------------------

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 setembro 2009 | 17:21

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se algum dos colegas já validou algum arquivo para entrega a fiscalização por meio do programa da Receita: SINCO...

Pois estou tentando importar o arquivo gerado para esse programa e o mesmo dá um erro quando tento acessá-lo...

O erro é esse descrito abaixo e não permite que eu integre o arquivo para o programa...o mesmo se fecha após aparecer a messagem de erro:

"Run-time error 48: Error in loading DLL"


Já baixei o programa do site da Receita duas vezes, no entanto, o erro permanece após eu cadastrar o CNPJ, o Nome da empresa, o período e optar pelo ADE Cofis 15/2001...


Alguém poderia, por favor, me dar um auxílio quanto ao que deve ser, ou estar ocasionando esse erro...caso já tenham vivenciado o caso...


Agradeço desde já!!

Anna Paula.

Anna Paula

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade