Isa
Iniciante DIVISÃO 2 , Produtor(a)Pessoal, preciso de ajuda... Tenho uma empresa que foi, inicialmente, cadastrada como MEI (Microempreendedor Individual). Acontece que no mês de abril, fiz uma alteração nas atividades, pelo Cadastro Sincronizado da Receita e, mesmo sem saber, por "opção", fui automaticamente excluída do Simples Nacional. O problema maior é que só tomei conhecimento dessa situação semana passada, quando estive na Receita para tentar emitir uma certidão negativa e me disseram que agora eu estava inserida na categoria de Lucro Presumido e que deveria regularizar a situação.
Sei que preciso emitir declarações como DACON e DCTF para os meses de maio e junho, que, aliás, já estão em atraso. Para isso, terei que comprar o certificado digital. A questão sois, eu posso fazer esse preenchimento sem o auxílio do contador? Posso comprar o certificado por minha conta? Referente aos impostos que também terei que pagar (iss, pis, cofins, imposto de renda e contribuição social), onde posso emitir as guias de pagamento? Consigo emitir sozinha? Como?
Do período que deixei de ser optante pelo Simples Nacional, até agora, se passsaram 4 meses (maio, junho, julho, agosto). Mas, durante esse período, só foram emitidas 3 notas fiscais (1 em maio e 2 em junho). Como fica essa questão? A DACON e DCTF incidirão apenas nesses meses? Ou preciso enviá-las mesmo sem movimento? O envio e preenchimento é pelo site da Receita?
Estou um pouco desesperada porque me inscrevi como MEI, justamente pelo negócio ser pequeno e ainda pouco rentável. Acontece que, entre multas, certificado, serviço de contabilidade e etc, fiquei sabendo que terei que gastar (através da contabilidade), pelo menos uns R$ 2 mil.
Como posso enxugar esse gasto? Deve ter algo que eu possa fazer sozinha...
Aguardo ajuda! Obrigada, desde já!