Claudemir Beckmann de Souza Pinto
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
Estou com uma indústria que fabrica produtos tributados a alíquota zero. Portanto ela tem direito a se creditar do IPI nas compras de matérias-primas e produtos intermediários.
Acontece que, antigamente, houve um erro de interpretação e foi confundida alíquota zero com não tributado, sendo que este último sim não daria o direito a manutenção dos créditos, ou seja, por um longo período a empresa não se creditou do IPI.
Assumi a contabilidade este ano, e desde o início eu estou fazendo a apuração dos créditos de IPI e a cada trimestre faço o pedido de ressarcimento e depois o pedido de compensação, geralmente com a Cofins.
Acontece que de 31/12/2011 para trás nunca foi feita a apuração dos créditos do IPI, ou seja, nem existia o RAIPI.
Portanto diante do exposto gostaria da ajuda de vocês:
1º Quando faço o pedido de ressarcimento do IPI, o mesmo aparece "em análise" lá no e-cac, e isso parece que demora muito para ser analisado, portanto, tendo certeza do direito ao crédito, posso fazer a declaração de compensação antes da análise do pedido de ressarcimento, ou só posso pedir a compensação após o deferimento do pedido de ressarcimento?
2º No caso dos créditos que não foram escriturados desde o 3º trimestre de 2007 (5 anos de hoje) até 31/12/2011, posso fazer a escrituração extemporânea desses créditos e solicitar o ressarcimento e compensação do valor?
3º Considerando que a resposta a pergunta anterior seja sim, como faço a escrituração do RAIPI? Coloco o valor apurado nos últimos 5 anos como Outros créditos? Já que não posso lançar cada CFOP e os valores de BC, Imposto Creditado, Isentas, outras... Ou existe alguma outra solução?
4º Por último, ainda considerando como sim a resposta para a 2º pergunta. (Acho que essa pergunta deveria ser nos tópicos de Contabilidade, mas vou fazer aqui já que é apenas 1 de 4).
A contabilização correta de uma compra para industrialização seria:
- Compra de 1.000,00 com IPI de 10% e ICMS de 17%
C: 1.100,00 Fornecedores
D: 100,00 IPI a Recuperar
D: 170,00 ICMS a Recuperar
D: 730,00 Matérias-Primas
Mas como disse, até o final de 2011 a empresa não apurava o crédito de IPI, portanto era feito assim:
C: 1.100,00 Fornecedores
D: 170,00 ICMS a Recuperar
D: 930,00 Matérias-Primas
Ou seja, o IPI fazia parte do custo dos produtos fabricados.
Então fazendo a apuração extemporânea dos créditos de IPI, os custos de produção e consequentemente o lucro dos períodos anteriores é afetado, ou não?
E como lançar hoje o valor apurado extemporaneamente? Por exemplo, se a empresa tiver 50.000,00 de créditos extemporâneos, lanço a Débito em IPI a recuperar, mas qual a contrapartida?
Desde já muito obrigado pela atenção e me desculpem uma postagem tão grande.