Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.930

Restituição de GPS-INSS

Ana Lucia Auxiliadora Antonio

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 10:19

Oi pessoal, tenho um caso, que nunca tive e vi com outros colegas, bom, ocorreu que com a constituição do SIMPLES NACIONAL com a guia DAS, na época alguns bancos eram conveniados, um cliente pagando em caixa eletronico, deveria pagar a guia DAS, porem ao pagar a guia, pagou errado, pois no comprovante saiu: "comprovante de pagamento - GPS, resolução INSS 484 - codigo de pagamento 6106" e no rodapé do comprovante sai a mensagem: "este documento serve como comprovante de pagamento portanto, deve ser guardado e apresentado ao INSS, quando solicitado". A questão aqui é como consigo pedir a restituição desse valor, fui até o plantão fiscal em Guarulhos/SP - o fiscal, informou que tem que pedir restituição pelo PER-DCOMP, como pedido de restituição de pagamento indevido ... como simples, tentei dizer a ele que o comprovante sai como INSS - disse que no INSS não existe esse codigo é do simples. E agora o que faço ... se alguem tiver uma experiencia igual ou parecida, agraceço de compartilhar os resultados. Se eu consegui solucionar aviso a vocês.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:29

Ana Lucia Auxiliadora Antonio,
Bom dia!

Como experiência, tivemos um caso parecido, e como solução deste fato procedemos da seguinte maneira:

O valor do DAS pago como código de GPS foi então transformado em crédito de INSS a Compensar para os meses seguintes, e todas as guias DAS que foram pagas de maneira errada, a empresa efetuou o pagamento novamente, visto que conforme citei, os valores pagos geraram crédito de INSS.

Tal procedimento foi realizado pelo próprio agente da Receita Federal.

Sugira tal procedimento, veja se é possível.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:37

Paulo R.Schafer, bom dia,
É fui até a Receita Federal, e os valores estão mesmo para o INSS, estou pedindo restituição e a empresa irá pagar novamente as gias DAS, fiquei um tempão na R.Federal, pois a atendente não sabia como proceder, porem graças a Deus, encontrei uma pessoa atenciosa e foi atras para saber como deveria proceder e fazer o processo,com isso encontraram os valores locados ao INSS com o codigo 6106, isso só mostrou que os funcionários da R.FEderal de Guarulhos, tem muito que melhorarem seus atendimentos.
obrigado, por responder.
Sds. ..

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:44

Ana Lucia Auxiliadora Antonio,

Infelizmente todas as pessoas não são dotadas dos conhecimentos a quais lhe cabem dentro do cargo/função que ocupam.

Fico feliz que tenha resolvido sua sitação.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade