FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Isenção de imposto ao Vender imóvel para construir
Bernardo Paulo Trost Morcelli
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Eletrotécnica
há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 21:18
Caros,
Estou em uma situação para a qual necessito de uma ajuda.
Estou prestes a vender a Casa (primeira e única) que comprei em 2009, financiada pela Caixa por 80mil reias, por 155mil reiais, e pretendo, com este dinheiro, comprar um terreno por 70mil e construir uma casa com o dinheiro excedente mais algum fundo financiado pela Caixa.
Por isso, gostaria de saber se eu terei que pagar o imposto de Renda sobre o lucro da venda da Casa ou se me encaixo nas regras isenção de imposto de renda.
Desde já agradeço.
Atte,
Bernardo
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 08:20
Bom dia Bernando
534 - Quais são as isenções relativas ao ganho de capital?
3 - Alienação, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel que o titular possua, individualmente, em condomínio ou em comunhão, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não (...)
Vale dizer:
O ganho de capital apurado na venda de seu imóvel é completamente isento do imposto de renda independentemente do destino a ser dado ao produto da venda.
...