FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 7
acessos 31.656
Imposto de renda retido e não recolhido
Margareth Leitão
Iniciante DIVISÃO 4 , Editor(a) de Imagens
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:27
Boa noite,
Minha dúvida é a seguinte: a empresa reteve o IR durante todo o ano, por 3 anos, mas não recolheu, fiz ad declarações de acordo com os informes de rendimentos, porém agora recebi uma notificação da Receita Federal me cobrando o IR que a empresa me cobrou mas não recolheu, o que devo fazer? Grata,
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:47
Boa noite!
A empresa reteu e não repassou, e mesmo que deveria ser recolhido foi informado em tal declaração certo?
Você vai ter que fazer o recolhimento dos atrasado com juros e multas.
Do que se trata esse imposto?
Margareth Leitão
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:57
Boa noite Wellington, este imposto é ref. ao meu salário mensal, trabalho na empresa há 3 anos e anualmente faço a declaração de IR de acordo com o informe de rendimentos que a empresa me fornece, hoje tive uma surpresa quando recebi a notificação da Receita Federal, onde me consta o valor original + juros e multa, será que posso pedir na empresa o comprovante de que dos recolhimentos, se é que eles existem, minha preocupação maior é a seguinte: se a empresa não recolheu vou ser obrigada a pagar?
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:59
Boa noite!
Se a empresa fez a retenção do seu salário, ela deve informar essas retenções na DIRF, se a mesma não informou cobre que seja informado e pago, pois você não pode pagar um imposto que já foi retido do seu salário.
Abraços Washington
Margareth Leitão
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:10
Boa noite Washington,
Outros colegas do trabalho também estão com as respectivas declaração na malha fina, mas nenhum recebeu uma notificação da Receita como eu, a empresa não está bem financeiramente, o fato dela ter retido e não recolhido incorre em crime não é, porém, o débito na Receita existe e ele terá que ser pago, sou a principal prejudicada porque já paguei o imposto para a empresa que não repassou os valores, será que terei que arcar com esta dívida para que não conste nenhum débito em meu CPF?
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:11
Margareth Leitão
Nossa a empresa agiu de ma fe, sendo que o mesmo foi retido e não repassado.
Entranho que ninguem reclamou durante 3 anos pois todos ficam esperando a devolução do governo de tal imposto retido.
Washington Luiz, como disse nosso colega cobre da empresa tal situação.
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:15
Margareth
A Receita Federal está de cobrando porque, provavelmente não foi informado na DIRF da empresa a retenção realizada, sendo assim cobre que a empresa te informe na DIRF.
Abraços Washington
Margareth Leitão
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:19
É o que vou fazer amanhã, durante os 3 anos tinha restituição mas não recebi, o tempo foi passando e agora vou ter que ir até a Receita, porém não sabia o que tinha que cobrar (nome do documento) do meu empregador para apresentar na Receita, vou cobrar a DIRF amanhã mesmo e irei apresentar à Receita o mais breve possível, porque tenho 30 dias de prazo mas quero resolver este assunto o mais breve possível, muito obrigada, boa noite!