x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 956

Isencao de IR + 65 anos

Sandra Veiga

Sandra Veiga

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2007 | 14:28

Oi pessoal, dei mais uma pesquisada e encontrei a base legal, acredito que entendi, a isenção e somente de R$ 900,00 reais a partir de 1995, e R$ 1.164, 00 e R$ 1.257,12, a partir de 2006.
Mas agora queria uma confirmação:
No caso a pensao é recebida por viúva, de duas fontes. As duas sao instituições públicas (no caso a universidade federal, e o Ipe (instituto da previdencia do estado do RS), e o valor é bem maior que a parcela de isenção.
Minha duvida é, se essas pensões podem ser isentas e se no caso como o valor é maior eu posso deduzir essa parcela:
EX: a pensão é de R$ 3.000,00, na DIRPF eu lanço R$ 1.742,88 no rendimentos tributaveis de PJ , e 1.257,12 nos rendimentos isentos??
Seria isso mesmo??
E se for e a pessoa não estava aproveitando essa isenção, então ela deve ter pago o IR a mais, certo?, Pode ser retificada essas declarações ? E será que consegue reaver os valores pagos a maior???

Att., Sandra Veiga

Att.,
Sandra Veiga
VANIA LUCIA BARBOSA

Vania Lucia Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 10:52

Oi, Sandra,
vc pode sim retificar as declarações dos últimos 5 anos e pedir a restituição dos valores pagos a maior através do Per-Decomp. Quanto ao lançamento da pensão na DIRPF vc está fazendo corretamente. Como são duas pensões, cuidado para não lançar a parcela isenta duas vezes. Espero ter ajudado.
Vania Lucia Barbosa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade