x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.550

Tributação sobre receitas não operacionais

CLÁUDIO GARCIA MACIEL

Cláudio Garcia Maciel

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 19:08

Tenho uma empresa A que é tributada pelo lucro presumido. Esta empresa é detentora direitos minerários . Existe uma outra empresa (B) que tem interesse em fazer parceria com esta. A empresa B vai pagar à empresa A uma quantia em dinheiro para ter o direito de fazer pesquisa nas areas de direito minerário da empresa A. Tenho duvida sobre quais tributos incidirão sobre esta receita. Obs.: A empresa B não vai se tronar sócia da empresa A neste momento, ela está pagando somente para ter o direito de pesquisar. Poderiam me ajudar? Desde já agradeço.

MANOEL DOS SANTOS MARINHO NETO

Manoel dos Santos Marinho Neto

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 19:21

Uma associação beneficente adquiriu um veículo para sorteio. O valor adquirido com a venda das rifas, superou o valor da aquisição do veículo. Esse valor excedente deverá ser tributado? sendo que a associação é isenta de imposto?

Gostaria de esclarecimentos nesse sentido.

abraços,

Manoel.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 07:03

Bom dia Manoel,

Se o valor excedente desta operação/receita for reaplicado nas atividades próprias da entidade, permanece isento do imposto de renda.

Atividades próprias são aquelas que não extravasem a órbita dos objetivos sociais das respectivas entidades.

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca do assunto, estou certo de que obterá as respostas que procura.

Nota
Verifique as condições para obter permissão para execução de Sorteio Filantrópico

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade