x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 958

Recolhimento adequado para aulas particulares

Leonardo D. S.

Leonardo D. S.

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 09:58

Prezados,

Estou em dúvida de qual é o procedimento ideal/necessário para recolher os devidos impostos relativos a rendimentos provenientes de aulas particulares.

Penso em ensinar línguas dando aulas particulares e gostaria de saber quais são os devidos impostos e como faço o recolhimento dos mesmos.

Ao pesquisar, aqui no fórum não achei nenhum tópico que explicasse isso com clareza.
Alguns dizem que o recolhimento é mensal pelo Carnê-Leão e no fim do ano, devo adicionar os rendimentos na DIRPF. Li também sobre o pagamento de ISS pela prefeitura da cidade.
Como prosseguir afinal?

É legal exercer tal atividade, pagando os impostos, mas não ter empresa formalizada?
Sei que existe a categoria "instrutor de idiomas" para abertura de empresa Empresário Individual, mas como no início não terei muitos alunos, acho que não compensaria a abertura de uma empresa, ao menos que seja obrigatório.

Agradeço desde já, tenham um ótimo final de semana,
Leonardo.

Lucas Teles

Lucas Teles

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 17:17

Oi Leonardo,

Você pode abrir um MEI. Esse tipo de empresa não gera valores altos de impostos, e é simples de abrir.

Basta acessar o site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/formalize-se

E se cadastrar. Você irá pagar menos de R$ 40,00 mensais de impostos.

Com o MEI, não tem porque você exercer sua atividade, sem estar regularmente cadastrado. Você só não pode faturar mais de R$ 5.000,00 mensais, pois caso isso ocorra, serás excluído do MEI, e terá que calcular os impostos com base no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Caso queira mais explicações, volte à postar aqui no fórum.

Sds.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.