x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.631

O que devo pagar e declarar?

Edson Neris

Edson Neris

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 16 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 00:00

Bom dia a todos!

Sou de Salvador, possuo uma loja de informatica e manutenção de microcomputador, e sou do Simples Nacional. Tenho as seguintes dúvidas:

1- O que devo declarar e quando e a quem.
2- Nao possuo empregados, o que devo pagar ao INSS e Previdencia?
3- Qual anexo devo usar e quando?
4- Minha empresa é registrada com dois codigos CENAE (venda e manutenção) qual devo usar no PGDAS?
5- No RICMS da Bahia diz que faturamento até 144 mil é isento de ICMS, isto quer dizer que no PGDAS marco a opção isento?
6- Minha loja estar em Salvador, tem alguma diferença em comprar produtos em Salvador e comprar em outro estado pra revender aqui, aumenta algum imposto ou procedimento?
7- Eu vendendo pra outro estado ou cidade, tem alguma diferença nas cobranças de imposto e preenchimento de nota fiscal?

Desde já agradeço muito a todos.

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 08:28

Bom dia Edson!!!

0 - Procure um contador. Só ele, analisando sua empresa, vai poder orientá-lo no dia a dia. É impossível alguém que não se dedique 100% a isso acompanhar as alterações na legislação;

1 - Deve declarar à Receita Federal a Declaração de Imposto de Renda. As datas estão disponíveis no site www.receita.fazenda.gov.br ;
2 - Deve pagar apenas sua contribuição, que é 11% sobre seu pró-labore, uma vez que a contribuição patronal (parte da empresa) já está imbutida no SIMPLES;

3 - Depende do código CNAE de sua atividade;

4 - Os dois. O que emitiu de serviços será tributado de uma forma e o que emitiu de vendas será de outra;

5 - Não. Se você é SIMPLES NACIONAL, deve pagar o ICMS imbutido no imposto;

6 - Pode aumentar. É o chamado diferencial de alíquota, e é uma ferramenta do governo para equiparar os valores de ICMS entre os Estados. Ele vai variar de acordo com o Estado de onde você está negociando.

7 - Não. O que pode acontecer é a retenção do ISS pela cidade, quando prestar serviço. Para mais informações sobre o ISS (que pode ser regulado por lei orgânica, portanto muda de cidade para cidade) entre em contato com sua Prefeitura.

Espero ter ajudado. Mas não deixe de contratar um contador. Cada pergunta sua tem uma infinidade de desdobramentos e detalhes que mudam constantemente.

Um abraço e boa sexta feira!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Edson Neris

Edson Neris

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 16 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 14:08

Obrigado Reinaldo, so restou algumas duvidas.

2- Eu trabalho com vendas de produtos de informatica, o que seria o prolabore?
3- CNAE 4751200 e 9511800
5- Não entendir bem, o que eu gostaria de saber é se no PGDAS devo dizer que sou isento do ICMS (venda) ja que minha empresa nao possui um faturamento de 144 mil reais. O imposto dos produtos eu sei que devo pagar pois ja vem embutido quando compro.
6- No PGDAS tem algum lugar pra dizer que a compra foi feita fora do estado?

Agradeço muito sua ajuda e a de todos.
Bom fim de semana pra você tambem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.