x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 10.556

Despesas com viagens lucro real

Fabio Luiz

Fabio Luiz

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 15:30

Boa tarde companheiros, estou contabilizando o movimento de uma empresa tributada pelo lucro real, e me encontro com varias despesas dos funcionarios , e do socio, relativas as viagens que os mesmos precisam fazer para desenvolver seus trabalhos, encontro nos relatorios despesas como,Hoteis,combustivel,alimentaçao,recarga de celular entre outras, porem, nenhuma delas esta em nome da empresa,(ou esta no nome do socio ou do funcionario) e outras estao comprovadas mediante cupons fiscais sem identificaçao da empresa.
Questao 1:Posso contabilizar essas despesas normalmente, para efeito de apuraçao de resultado e apuraçao de IRPJ e CSLL?
Questao 2: Estou contabilizando jogando direto na conta de Resultado (despesas nao operacionais), DESPESAS INDEDUTIVEIS estou agindo certo?
Questao 3: nunca contabilizei empresa de lucro real, estou na minha primeira, aceito sugestoes para contabilizaçao destas despesas.

william munhoz da silva

William Munhoz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 15:59

Boa tarde Fabio,

Trabalho em uma empresa Lucro Real. Na empresa temos Borderos de Viagens onde são anexados as despesas com pedágios,abastecimentos,alimentação e etc...
Todas as despesas que são relacionadas as atividades da empresa Ex: (visitas a fornecedores, clientes,cursos entre outros) são lançadas como despesas normais.

Abraços

Fabio Luiz

Fabio Luiz

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 16:14

Mesmo que essas despesas nao contenham nenhuma informaçao que comprove terem sido efetivamente da empresa? Em caso de uma fiscalizaçao, o fiscal pode questionar a origem/finalidade dessas despesas? Ja que todas elas foram pagas com dinheiro vivo.

KIZZY ALMEIDA DA SILVA

Kizzy Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 16:23

Fabio,

Na empresa onde trabalho nós temos um relatório onde a pessoa preenche nos campos todos os dados referente às despesas realizadas nas viagens, dia, local, horário, objetivo da viagem.
Neste, consta também a assinatura da pessoa que autorizou a viagem e a assinatura contendo documento de identificação do funcionário que participou de tal evento. Assim, ficando tudo documentado, fica mais fácil realizar tanto a contabilização quanto a comprovação de tais despesas. Verifique também por gentileza se houve adiantamento de viagem ou se estes funcionários que viajaram irão fazer a prestação de contas para posterior reembolso de tal despesa.

Disponha,

"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida."
KAS CONTABILIDADE
(34)9167-6278
Fabio Luiz

Fabio Luiz

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 16:27

PRezada Kizzy, tenho nesta empresa os 2 casos, em alguns casos o funcionario recebe o adiantamento de viage, ja em outras situaçoes ele paga as despesas e posteiormente e reembolsado.

So para ratificar entao, estando tudo em relatorio, assinado pelos socios ou presidente da empresa e pelo funcionario que ralizou a viagem eu posso contabilizar todas essas despesas normalmente, deduzindo do valor do imposto IRPJ e CSLL?

KIZZY ALMEIDA DA SILVA

Kizzy Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 16:36

Fábio,

Neste tópico: Lucro Real ( Despesas Dedutiveis e indedutiveis) neste mesmo site eles estão falando sobre o que pode ser ou não deduzido. Seria interessante você dar uma olhada lá.

"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida."
KAS CONTABILIDADE
(34)9167-6278
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 16:51

Boa tarde Fabio.

Conforme o amigo William explicou a melhor aplicação mesmo é a utilização dos borderôs de viagem.

Você tem que conversar com os proprietários e estudar politicas para racionalização destas despesas tais como:

- verificar se os sócios e empregados vão a mesmas cidades para os serviços e com isso estabelecer contratos com os fornecedores (hoteis, restaurantes e postos) para que estes pagamentos sejam feitos em nome da empresa.

Já montei para clientes meus uma espécie de departamento de viagens onde quando o cliente ia viajar haviam diversas medidas que iam sendo tomadas antes.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade