Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.191

Falta de enquadramento no Simples Nacional

Adriana Ribeiro

Adriana Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 17:27

boa tarde, peguei uma empresa para administrar , com inicio de atividade em 08/2012 e três meses de faturamento recolhendo imposto de issqn da prefeitura , porem não foi feito o pedido de optante do simples nacional no inicio da abertura, mas ela se enquadra, é prestadora de serviço cnae 33147, só agora em 2013, é que consegui o enquadramento,após certidão negativa de débitos e pagou o inss, como optante do simples, minha duvida: o que tenho que declarar ou fazer para acertar estes três meses que não era optante do simples nacional,alguma declaração?como dacom, dctf ou algo para o inss? obrigada desde já

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 01:26

Adriana, bom dia.

Caso contribuinte não tenha optado pelo Simples Nacional em 2012, e tendo este movimento, seguramente deverá estar no Lucro Presumido ou Real, tendo que cumprir dessa forma, todas as obrigações legais e acessórias pertinentes a um desses determinados tipos de tributação, inclusive entregar os arquivos por voce mencionados, além do pagamento dos impostos e contribuições federais devidos.

Só não entendí quando afirma que pagou o INSS como se do simples nacional fosse, quando na realidade não era optante por tal regime em 2012.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 10:21

Adriana Ribeiro,
Bom dia!

Aprovada a opção pela sistemática do Simples Nacional para 2013, nenhum alteração específica será necessária pelo motivo de mudança do regime tributário, exceto as práticas e rotinas contábeis de acordo com o Simples Nacional (LC 123/2006).

Lembrando, que o enquadramento no simples nacional tem seus efeitos a partir de 2013, sendo obrigada a pessoa jurídica cumprir com suas obrigações na sistemática do lucro presumido ou real, conforme era tributada anteriormente.

Qualquer dúvida, volte a fazer nova postagem.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade