x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.976

IR sobre indenização por dano moral para PJ

Helena Pauli

Helena Pauli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 09:57

Bom dia!
Caros colegas,
Estou com uma dúvida na identificação da incidência do imposto de renda de pessoa jurídica sobre um ganho com indenização por dano moral. Já pesquisei, e um site contradiz o outro. A empresa que está para receber a indenização está com prejuízo, mas no momento que eu lançar esse ganho, o resultado ficará positivo. Nesse ponto fiquei com a dúvida, se terá ou não a incidência do IR?

Atenciosamente.

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 10:02

Helena Pauli

Não incide IR sobre indenização por dano moral de qualquer natureza

A indenização por dano estritamente moral não é fato gerador do Imposto de Renda. Motivo: se limita a recompor o patrimônio imaterial da vítima atingida pelo ato ilícito praticado. O entendimento é da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça. A Seção afirmou que a negativa da incidência do Imposto de Renda não se dá por isenção, mas pelo fato de não ocorrer riqueza nova capaz de caracterizar acréscimo patrimonial.

espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: