x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.456

Aliquota Simples nacional

Paulo Fernando Lago

Paulo Fernando Lago

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 15:35

Boa Tarde

Pessoal sou novo no portal, gostaria de fazer uma pergunta para ver se voces podem me ajudar, tenho um cliente que é comercio de peças automotivas e tambem é prestador de serviços.

Na receita de prestação de Serviços a receita de 12/2012 deu 56.581,44 sei que está enquadrado na aliquota de 10,26% do simples nacional.

No comercio a receita foi de 12.710,25 e o valor do imposto foi de 573,23 porem nao encontro a porcentagem referente essa aliquota voces poderiam me sanar essa duvida?

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 15:45

Paulo Fernando Lago, Tabela do anexo I, LC123/2006 - 139/2011.
Se a alíquota do serviçco está em 10,26 esta na faixa de 360.000 a 540.000 acumulada.
6,84 das mercadorias sem Substiutição tributária e 4,51% para as mercadorias sujeitas a Substituição tributária de ICMS.

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 15:45

Boa tarde

Você pode usar 2 métodos para chegar ao resultado, o mais simples é ver a faixa de enquadramento dele no Anexo III, eu vi aqui e por essa aliquota de 10,26 ele está na faixa III, então você verifica no anexo I qual a aliquota correspondente a faixa III, eu vi aqui e é 4,51%.

Ou você poderia usar a regrinha de 3 da matemática para achar esse valor

573,23
/
12710,25
*
100
=
4,51

Espero ter ajudado.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 16:11

Lembrando que só da certo esta fórmula quando todas as receitas do período forem iguais, ou possuirem a mesma alíquota.

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere