x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 7.287

Declarar Darf de INSS (2985) em DCTF Trimestral

Vilmario Oliveira de Jesus

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 13:22

Olá a todos.

Tenho uma empresa de TI de lucro presumido a qual eu declaro a DCTF trimestral mas estou com um pequeno problema:

- O Darf código 2985 (INSS s/ receita bruta) é apurado mensal.
- Na aba de "Contribuições Previdenciárias da DCTF" não existe informação para digitar o tributo mês a mês muito menos trimestral. Só aparece o campo para informar o mês a qual refere-se a DCTF do trimeste e fica faltando os outros 2.

Estou em dúvida porque não sei qual a melhor forma de informar este tributo numa DCTF trimestral. Não ha embasamento legal na Receita, porém estou em dúvida se eu deveria dclarar a DCTF mensalmente.

Por favor me ajudem.
Agradeço a força.
Obrigado à todos.

Vilmario Oliveira

Mario Oliveira
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 15:43

Vilmario Oliveira de Jesus,
Boa tarde!

Desde 1º de janeiro de 2010 a apresentação dos fatos geradores da DCTF é mensal, conforme IN RFB 1.110/2010.

Sendo assim, a Contribuição Previdenciária Sobre a Receita Bruta, recolhida através do DARF 2985 também deverá ser informado com periocidade mensal.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 16:05

Paulo R. Schafer

Boa tarde.

Obrigado pela informação.
Na verdade eu já desconfiava disso porque eu já havia passado esta IN RFB 1.110/2010 aos meus "superiores imediato" mas de acordo com as "ordens" deles não havia nada de errado entregar desta forma.

Resumindo, terei retificar tudo desde o começo.

Paulo muito obrigado por confirmar as minhas dúvidas.

Att.:

Vilmario

Mario Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade