x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 585

Simples nacional

Angelica Maurina

Angelica Maurina

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 17:13

Boa tarde,
segue minha dúvida:
uma empresa SIMPLES NACIONAL que está quase passando o limite do Simples é dirigida por um sócio solteiro, e este é pai de uma menina de menor.
A mãe dessa menina quer constituir uma empresa Lucro Presumido do ramo imobiliário e pôr a filha como sócia assistida pelo pai(sócio da empresa simples).
Essa receita da empresa Lucro presumido será somado ao CPF do pai da menina, para fins de enquadramento do SIMPLES? Se puderes, por gentileza, acrescentar a base legal.

Obrigada.

Att,
Angelica Maurina
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 17:39

Boa tarde Angelica

Art. 15. Não poderá recolher os tributos na forma do Simples Nacional a ME ou EPP: (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 17, caput)

IV - de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos da Lei Complementar n º 123, de 2006, desde que a receita bruta global ultrapasse um dos limites máximos de que trata o inciso I do caput ; (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 3 º , § 4 º , inciso III, § 14)

V - cujo titular ou sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada pela Lei Complementar n º 123, de 2006, desde que a receita bruta global ultrapasse um dos limites máximos de que trata o inciso I do caput ; (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 3 º , § 4 º , inciso IV, § 14)

VI - cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse um dos limites máximos de que trata o inciso I do caput ; (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 3 º , § 4 º , inciso V, § 14)
( Resolução CGSN 94/2011 )

As vedações estão descritas acima e nelas não consta o caso mencionado por você, donde conclui-se com bastante lógica que o fato do sócio desta empresa do Simples Nacional representar sua filha menor que é sócia em empresa do Lucro Presumido não obriga as empresas observarem o limite global da receita anual por absoluta falta de previsão legal.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 07:09

Bom dia Angelica,

É claro que não é o nome mais bonito do planeta, na verdade nem mesmo é do bairro, mas a verdade é que eu gosto dele, assim (se você não se importar) por favor corrija-o; é Saulo não Paulo

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade