Tcheler de Oliveira
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde,
Recebi uma notificação de lançamento de IRRF de 2010 referente a malha fina, gostaria de saber qual código do DARF eu usarei para fazer o recolhimento do valor??
respostas 5
acessos 1.594
Tcheler de Oliveira
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde,
Recebi uma notificação de lançamento de IRRF de 2010 referente a malha fina, gostaria de saber qual código do DARF eu usarei para fazer o recolhimento do valor??
Heloisa Motoki
Consultor Especial , Contador(a)Tcheler
Boa tarde
O código de pagto de darf costumam vir na notificação, vc deve seguir o modelo apresentado por eles para que ocorra a baixa ao fazer o pagto.
Heloisa Motoki
Jair Armando
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) ContabilidadeHeloisa, boa noite. Parabéns pela grande ajuda prestadas para classe dos contabilistas.
O Meu pai recebeu um valor de 143.000,00, no ano de 2009, referente benefícios acumulados de aposentadoria. O INSS demorou para pagar e depois de 72 meses pagou tudo de uma vez, induzido a receita a reter imposto de renda devido a demora. Sendo que deveria ter sido pago mês a mês, ai não teria retenção de IRRF.
Ao fazer a declaração de imposto de renda 2010/2009, eu fiz o lançamento em rendimento sujeitos à tributação exclusiva/definitiva e o informe de rendimento do INSS pedia para lançar em rendimentos tributáveis, ai ele teria que pagar mais de 20.000,00 de irrf.
O fato foi que a declaração ficou na malha fina e preciso esclarecer o caso para receita federal...gostaria de saber se vc poderia me ajudar?
Grato,
Jair Armando
Heloisa Motoki
Consultor Especial , Contador(a)Jair Armando
Boa tarde
A informação na DIRPF deve seguir o informe de rendimento, se o mesmo foi informado como rendimento tributável é assim que deve constar na declaração.
Em 2009 ainda não havia sido implantada a legislação do RRA.
Na retificação da obrigação considere:
- Informe de rendimentos do INSS
- Se neste processo houve custos com advogado vc pode abater proporcionalmente a outros rendimentos
- Retifique o quanto antes pois se vc for notificado com esse erro vc corre o risco de ser multado em 75% do imposto devido e terá mais dor de cabeça de entrar com impugnação do lançamento.
Heloisa Motoki
Jair Armando
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) ContabilidadeHeloisa, muito grato pelo esclarecimento.
O Fato foi que o meu pai já foi intimado e compareceu na Receita Federal para prestar esclarecimento, ou seja, não tem como fazer retificação, pois o Sistema da Receita não permiti.
O processo foi feito administrativamente, por um consultor que não era advogado, sendo assim não teve honorários advocatícios, refere-se valor recebido acumuladamente de Pabi...
O INSS fazia mensalmente a retenção do IR na fonte, usando a tabela progressiva, mas não realizava o pagamento do beneficio para o meu pai. Quando o mesmo informou para receita o fez de uma só vez, induzindo a receita cobrar imposto de renda que ela achava que é devido. A demora do pagamento do benefício que deveria ter sido feito mês a mês, gerou o imposto de mais de R$ 20.000,00, caso eu tivesse lançado como rendimento tributáveis. Foi ai que liguei para o telefone da receita 146 e fui orientado pelo atende a lançar em rendimento sujeitos à tributação exclusiva/definitiva, pois ele também entendeu que o INSS já havia retido do meu pai mês a mês, contudo declarou tudo de uma vez.
Expliquei tudo isso para o fiscal da fazenda e o mesmo me disse que cabe uma ação, mas que era para aguardar em casa a resposta da justificativa apresentada.
Heloisa Motoki
Consultor Especial , Contador(a)Jair, bom dia
Procure acompanhar o processamento pela RFB e certifique-se que seu endereço esteja atualizado, pois ao notificar vc terá 30 dias para impugnar da decisão da receita federal.
Heloisa Motoki
Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?
Clique para votar
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies
Controle como o Portal Contabeis usa cookies. Voce pode mudar essa escolha a qualquer momento pelo link "Preferencias de cookies" no rodape.