x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.248

JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2007 | 15:33

boa tarde
uma pessoa juridica optante pelo lucro real que faz doaçoes a entidades beneficientes (orfanato) podera abater de seu imposto de renda a pagar este valor de doaçao efetuada mesmo que esta entidade beneficiente nao tenha ainda seu Certificado de Utilidade Publica Federal?
Pois trata-se de uma entidade em constituiçao e para que a entidade tenha este Certificado pelo que pesquisei precisa ter pelo menos 3 anos de efetivo funcionamento.
obrigada

JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2007 | 17:36

obrigada Reinaldo, ja havia pesquisado e varias vezes aqui no forum.
Porem minha duvida nao pode ser sanada neste Manual sobre doaçoes. Neste manual somente ha informaçoes sobre doaçoes a fundo de assistencia a criança e adolescente e nao é este o caso. O caso é de uma empresa que doa diretamente a entidade beneficiente cfe expus no inicio....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 27 outubro 2007 | 12:52

Bom dia Jussara,

São dedutíveis (também) as doações efetuadas a entidades civis, legalmente constituídas no Brasil, sem fins lucrativos e reconhecidas como de utilidade pública por ato formal de órgão competente da União, que prestem serviços gratuitos em benefício de empregados da pessoa jurídica doadora e respectivos dependentes, ou em benefício da comunidade onde atuem, (caso dos Orfanatos) observadas as seguintes regras:

I - essas doações são dedutíveis até o limite de 2% do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a sua dedução;

II - se for em dinheiro, essas doações deverão ser feitas mediante crédito em conta corrente bancária, diretamente em nome da entidade beneficiária;

III - a pessoa jurídica doadora deverá manter em arquivo, à disposição da fiscalização, declaração conforme modelo aprovado pela Instrução Normativa SRF nº 87/1996, fornecida pela entidade beneficiária, na qual esta se comprometa a aplicar integralmente os recursos recebidos na realização de seus objetivos sociais, com identificação da pessoa física responsável pelo seu cumprimento, e a não distribuir lucros, bonificações ou vantagens a dirigentes mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto.

Nota
As doações aqui focalizadas, observados os limites e as condições mencionadas, são dedutíveis para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro das pessoas jurídicas, desde 01/01/1996 (Inciso VI, § 2º, Art. 13º da Lei 9.249/95 incorporado no Artigo 365 do RIR/1999, Decreto 3000 ).

A IN SRF nº 87/1996 dispõe que a falsidade na prestação das informações contidas nessa declaração constitui crime de falsidade ideológica, na forma do Código Penal, art. 299, e também crime contra a ordem tributária, conforme dispõe o Artigo 1º da Lei 8.137/90.

Uma vez que e entidade não é reconhecida como de Utilidade Pública, as despesas em questão serão consideradas indedutíveis.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade