x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 13.815

IRPF - Como declarar imóvel financiado

Toinha Nogueira

Toinha Nogueira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 12:18

Oi Pessoal

Estou com uma duvida cruel: Como declarar uma casa financiada? Tenho que colocar em Bens e em Dividas?

O caso é o seguinte: uma casa financiada em 2011, então:

*Se eu colocar em Bens:
-na situação em 2011 eu ponho o valor total que a casa vale
-na situação em 2012 eu repito esse valor

*Se eu colocar em dividas:
-na descrição eu ponho o valor total do financiamento;
-na situação em 2011 eu ponho o valor total menos o valor pago em 2011
-na situação em 2012 eu ponho o valor total menos o valor pago em 2011 menos o valor pago em 2012

Está correto desta forma?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 13:42

Boa tarde Toinha,

Se a casa foi financiada pelo sistema financeiro de Habitação (SFH - Caixa) ou se está alienada a instituição financeira por força de clausula contratual, você deve informar assm:

Na ficha "Bens e Direitos" informe apenas o valor das parcelas já pagas em 31/12/2011 e 31/12/2012. Descreva o bem e as condições de pagamento no campo "Discriminação"

Nada Informe na ficha "Dividas e Ônus Reais" pois se deu o imóvel em garantia da dívida, esta não existe.

Se o bem não foi dado em garantia, informe em "Bens e Direitos" o valor total do imóvel nas duas datas e em "Dividas e Ônus Reais" o saldo da divida também nas duas datas (31/12/2011 e 31/12/2012).

...

RICARDO DOS SANTOS

Ricardo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 16:40

Boa tarde,

e no caso da Declaração do ano anterior, o cliente declarou um Imóvel de 90.000,00, e no final do menmo ano vendeu o mesmo por 230.000,00, comprou um novo imóvel por 220.000,00, os 10.000,00 usou para móveis, neste caso dos 90.000,00 para os 230.000,00 a diferença seria calculado como ganho de capital, e recolheria os 15% do valor?

obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 12 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 20:57

Boa noite Toinha,

Os valores dos imoveis informados na DIRPF são imutáveis em relação a depreciação ou reavaliação,

vale dizer que você não deve/pode diminuir nem aumentar por conta de deprecioação ou reavaliação os valores lá indicados.

...

KIZZY ALMEIDA DA SILVA

Kizzy Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 14:32

Boa tarde,

Saulo Heusi, resumindo - financiamento de imóvel pela Caixa Economica Federal sem dar nenhum bem em garantia, é informado em Bens e Direitos e o valor do imóvel é informado no Saldo inicial 2011 e no Saldo final em 2012?

Agradeço a resposta,

"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida."
KAS CONTABILIDADE
(34)9167-6278
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 12 anos Domingo | 14 abril 2013 | 11:18

Bom dia Kizzy

.. resumindo - financiamento de imóvel pela Caixa Econômica Federal sem dar nenhum bem em garantia, é informado em Bens e Direitos e o valor do imóvel é informado no Saldo inicial 2011 e no Saldo final em 2012?

É norma da Caixa Econômica Federal celebrar contrato de financiamento de imóveis (Sistema Financeiro de Habitação) com o interessado em que conste clausula de alienação fiduciária.

Entretanto se existir um contrato em que o imóvel não foi alienado em favor da Caixa, o valor total financiado deve ser informado na ficha "Bens e Direitos" e o saldo devedor em "Dívidas e ônus Reais"

Havendo a garantia (alienação fiduciária" apenas o valor já pago será informado na ficha "Bens e Direitos" e nada se informa em "Dividas e Ônus Reais".

..

Fernanda Sayuri Fukui

Fernanda Sayuri Fukui

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Tributário
há 11 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 17:28

Saulo em 2012 eu coloco o total das parcelas pagas?
2011 1191,99
2012 1212,36

ou
2011 1191,99
2012 2404,35

Empresária Contábil com especialização na área fiscal e tributária e pós graduada em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Atualmente Sócia e Fundadora da empresa BF CONSULT. Mais de 10 anos de experiência na área, atuando com gestão de tributos, planejamentos e recuperação tributária, tendo assessorado empresas nacionais nas mais diversas operações.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 11 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 07:25

Bom dia Fernanda

Imóvel adquirido via financiamento acobertado por Contrato com clausula de alienação fiduciária:

Na ficha "Bens e Direitos"
Saldo em 31/12/2011 - o total das parcelas pagas até aquela data
Saldo em 31/12/2012 - o total das parcelas pagas até aquela data

Nada informar em "Dívidas e Ônus Reais" pois o imóvel foi dada em garantia segundo a clausula mencionada acima.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade