x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 627

Isenção de ganho de capital

MONICA

Monica

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 17:02

Vendi 2 imóveis em 2012, sendo que o primeiro foi uma casa antiga comprada em 1986 data da venda em Mai/2012) e o segundo foi uma casa construída e vendida no mesmo ano, ou seja, imóvel novo (data da venda em Jun/2012). Sei que só terei a isenção de ganho de capital de 1 imóvel e o outro terei de pagar, sendo assim eu posso utilizar o valor da segunda casa para declarar a compra de um imóvel que adquiri em Out/2012, pois assim terei um abatimento no ganho de capital da venda da primeira casa devido ao fato de ela ser antiga ou só posso utilizar o valor da primeira negociação para me beneficiar da isenção e assim terei de pagar o ganho de capital da casa mais nova (sem abatimentos). Obrigada

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Sábado | 16 março 2013 | 21:31

Vendi 2 imóveis em 2012, sendo que o primeiro foi uma casa antiga comprada em 1986 data da venda em Mai/2012)

R- Em maio quando desta venda, certamente, você já tinha outro imóvel em construção ( vendido em junho). Assim , você não poderia utilizar a isenção de R$ 440 mil pois a exigência é a posse de um único imóvel.
Você deveria ter feito o cálculo do ganho de capital em maio com todas as deduções e correções que o sistema já informa para um imóvel adquirido antes de 1988.

Se o ganho tributável depois de todas as deduções e correções fosse grande você poderia utilizar o valor para aplicar na 2ª casa, mas só os valores gastos depois da venda da 1ª.

Na venda da 2ª casa, se você não usou a isenção na 1ª você pode indicar como aplicação de compra da 3ª em outubro e se isentar do todo ou parte.

Também, se em junho você só possuia um único imóvel e o valor da venda foi inferior a 440mil e você não usou a isenção na 1ª casa, haverá isençao idependente da compra ou não da 3ª.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: