Joel Gouveia
Iniciante DIVISÃO 2 , Designer(*Perdão pelo título, mas tentei postar a mesma dúvida abaixo e nenhuma vez foi. Quando escrevi teste funcionou. Se puderem apagar os tópicos com erro e o título desse eu agradeço, pois não achei onde fazer isso.)
Olá,
Este é o primeiro ano, e o meu também, que meu pai irá declarar e após navegar pela internet consegui resolver todas as dúvidas, menos uma.
Meu pai comprou o terreno onde moramos em 1982 e já converti o valor da escritura, ou seja, já tenho o valor convertido para reais baseado no índice fornecido pela receita federal.
Mas atualmente é uma casa que foi construída ao longo dos anos. Já pesquisei pela internet mas nunca encontrei uma situação igual a minha e não sei como proceder.
Li que se deve declarar o valor gasto com o material da construção, mas já faz anos que isso aconteceu e não tenho como conseguir essa informação. Em outros casos que observei, se deve declarar o valor atual do imóvel, mas esse valor é (chutado)? Como obtenho esse valor? e a informação é inserida ainda no código do terreno na declaração? E como me relaciono com a atualização/valorização do valor do imóvel que tem ocorrido nos últimos anos?
O IPTU é isento, mas contém os campos (valor construção), (valor terr. inc), (desc. acréscimo) e também o (valor venal imóvel) o qual apresenta um valor que é cerca de R$ 1.000,00 a mais que o valor obtido na conversão do terreno. Devo utilizar esses dados? Apenas como observação: O valor venal é muito abaixo dos imóveis vendidos na região.
Apesar da pesquisa ter sido grande, acumulei mais dúvidas do que respostas.
Agradeço a atenção.