Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 723

IRRF Sobre Aluguel

CAMILA SARAIVA SILVA LOPES

Camila Saraiva Silva Lopes

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 09:53

Bom dia!

Sei que esse assunto já foi bastante debatido pelos colegas, mas, tenho uma dúvida de como proceder na resolução de um problema, em que a empresa (locatária) quer reter o IRRF, no entanto, o proprietário (locador) não quer que seja deduzido do valor total a receber.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 14:31

Boa tarde Camila,

... a empresa (locatária) quer reter o IRRF, no entanto, o proprietário (locador) não quer que seja deduzido do valor total a receber.

A locatária deve cumprir o que a lei determina, ou seja, deve (sim) reter o Importo de Renda pois ela é a responsável pela retenção e pagamento deste imposto.

É natural que o locador não queira que seja descontado/antecipado o imposto, ninguém quer. Entretanto deve ser feito sim.

Leia mais acerca do assunto no Parecer Normativo 01/2002

...

TRIELO CONTABILIDADE

Trielo Contabilidade

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 10:29

Olá, tenho uma situação referente ao recolhimento de IRRF sobre aluguel que me deixou em dúvida.
Meu cliente é uma PJ que paga seu aluguel a uma PF. Em agosto de 2012, ele pagou dois meses de aluguel no mesmo mês e recebeu da imobiliária no mês seguinte um DARF 3208 com recolhimento de um valor que era relativo à dedução do IRRF da tabela progressiva (756,54, última faixa). Como o recolhimento do IRRF foi feito pelo proprietário em nome da PJ através dessa guia, eu não fiz mais nenhum recolhimento ref. a este mês, mas também não entendi o porquê da imobiliária ter recolhido o valor da dedução e não o valor devido de IRRF.
Existe alguma previsão em lei para o recolhimento da parcela de dedução em caso de 2 aluguéis pagos no mesmo mês.
Eu deveria ter recolhido o IRRF sobre esse mês, mesmo o proprietário já o tendo feito?
Agradeço desde já.

Kelly

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade