x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.344

IOF sobre Contrato Mútuo

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 08:59

Olá!
Li uma matéria sobre Contrato Mútuo muito boa, porém devido ao meu desconhecimento sobre o assunto, fiquei com uma dúvida.
É o seguinte, o cálculo do IOF não pode exceder o período de 365 dias, ainda que o crédito seja parcelado.
Minha dúvida é: A empresa em questão efetuou o empréstimo a outra PJ, a ser pago em 3 anos, o cálculo do IOF deve ser feito utilizando o período limite de 365 dias, porém o contrato é de 3 anos, devo calculo o IOF dos demais anos ou é por contrato, visto que não ocorreu a prorrogação do contrato.

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 13:27

DA INCIDÊNCIA

Art. 2º O IOF incide sobre:

I - operações de crédito realizadas:

c) entre pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e pessoa física (Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, art. 13);

Ricardo Cavalcante luna

Ricardo Cavalcante Luna

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 18:19

Boa tarde, estou fazendo um contrato mutuo este mês (PJ para PF) no valor de R$120.000,00 para ser pago em 24 meses começando em setembro, .
Gostaria que me ajudassem, sobre o seguinte:
1º Qual o valor mínimo que poderia ficar as parcelas e fixas.
2º Como seria calculado o IOF para ser pago em parcela única.
3º Os rendimentos seriam pagos separadamente, já que esta empresa em questão é do Simples Nacional.
Desculpa pela falta de experiência neste assunto, é que os empresários (clientes) querem que a gente saiba de tudo.
Agradeço desde já pela atenção dos colegas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade