Rafael Gouveia Firmino
Bronze DIVISÃO 1 , Programador(a)Olá.
Bom dia a todos.
Sou analista de sistemas e trabalho no regime PJ há 4 anos. Não entendo muito sobre contabilidade, mas sou um curioso sobre o assunto.
Tenho algumas dúvidas sobre minha situação que é a seguinte:
- Tenho uma empresa aberta no regime de lucro presumido há 4 anos;
- Emito uma nota por mês para a mesma empresa;
- O valor da nota varia de 6500 à 7100 reais;
- Realizo o pagamento de todos os ISS´s gerados pelo site da prefeitura, trimestrais gerados pelo contador e impostos retidos diretamente
na fonte pagadora;
- Em 2012 o lucro bruto da empresa foi entre 78 e 80 mil reais;
- Após pagamento dos impostos via conta bancária de pessoa juridica, realizo pagamentos de contas de pessoa física ( Cartão de crédito e etc );
- Após os pagamentos das contas de pessoa física, realizo a transferencia do valor restante, entre 2 e 3 mil reais, para uma conta física e guardo
o dinheiro em poupança;
- O total desta poupança é de 45 mil reais;
- O demonstrativo de rendimentos emitido pelo banco da conta física diz que o lucro de 2012 com a poupança foi de 1200 reais;
- Não possuo carro, casa ou outros bens em meu nome;
Após situação explicada. Agora minhas dúvidas:
- Eu devo sofre uma dupla tributação? Pagar impostos sobre rendimento da PJ e ao transferir para a PF, pagar novos impostos.
- Eu nunca declarei imposto de renda pessoa física, procurei meu contador para realizar a declaração correta este ano, haverá algum problema?
- O contador apenas solicitou o valor da poupança e demonstrativo de rendimentos de PF emitido pelo banco, ele não necessitaria de mais dados como meus gastos?
- Todo o dinheiro que sobra na conta juridica, eu posso transferir para a PF e utiliza-lo ou guarda-lo sem mais impostos?
Todas estas duvidas, eu irei perguntar ao meu contador também. Mas gosto de aprender sobre a área e gostaria de segundas ou terceiras opnioes.
Agradeço a todos!