FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 8
acessos 1.052
Luana de Souza Barbosa
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 07:00
Bom dia,
Eu trabalho em um Hospital, tributado pelo Lucro Real, que consequentemente adota o regime de competência para a apuração dos impostos.
Alguns convênios atendidos no Hospital, exigem que a nota fiscal seja enviada junto com a fatura de pagamento, com as suas devidas retenções, porém esses mesmos convênios normalmente glosam alguns valores a serem pagos, valores que podem ou não ser cabíveis de recursos para recebimento futuro.
Minha dúvida é a seguinte, no caso das glosas que não tiverem possibilidade de serem recebidas, como eu faço essa compensação, considerando essa prestação de serviço um serviço cancelado.
Rodrigo Bispo
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 08:51
Bom dia!
Qual foi os valores de glosa que ocorreu?
Luana de Souza Barbosa
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 08:56
Bom dia Rodrigo.
O valores variam, eu tenho casos de notas totalmente glosadas,glosas de metade da nota, algumas glosas passam de R$ 5.000,00.
Rodrigo Bispo
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 09:09
Na verdade eu preciso saber, qual tipo de glosa de valores foram, se foi de retenção de IR, ou outro tipo de retenção, seria que você pedisse um comprovante de retenção.
E a partir desse comprovante, você retem da apuração do imposto o valor total que foi retido. Sendo assim você não perde o valor glosado.
Luana de Souza Barbosa
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 13:12
As glosas foram referentes a serviços médicos que a operadora não vai pagar.
Alguns com retenções que eu acredito que não serão um problema ( me corrija caso eu esteja errada ), afinal eu não paguei o imposto, mas o meu problema é com as notas sem retenções, porque eu paguei o imposto integral e estou sem saber como compensar, sem ter que enviar uma PERD/COMP.
Rodrigo Bispo
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 13:17
Se na nota não tinha retenção e foi retido o valor pelo tomador do serviço. Você tem que alterar as declarações informando que houve a retenção, e em seguida fazer a PERDCOMP do valor que supostamente foi pago a maior. Mas, pra isso é necessário comprovar que houve realmente o pagamento dos DARF de retenção.
Luana de Souza Barbosa
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 13:21
Na verdade o problema é que eu fiz o pagamento do imposto sobre uma no de R$ 1.000,00, por exemplo, e o convênio só me pagou R$ 800,00, existe alguma forma de compensar esse imposto pago a maior sem PERD/COMP?
Rodrigo Bispo
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 13:29
Se fosse dentro da competência você poderia utilizar o saldo como retenção. Mas, fora da competência só através de PERDCOMP para compensar.
Luana de Souza Barbosa
há 12 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 13:46
Não tem como eu fazer outro tipo de compensação só abatendo do imposto na próxima competência, considerando o valor não recebido como um serviço cancelado?