x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Legislação Comercial

Portaria SNJ 17/2001

04/06/2005 20:09:33

Untitled Document

PORTARIA 17 SNJ, DE 30-3-2001
(DO-U DE 3-4-2001)

OUTROS ASSUNTOS FEDERAIS
MICROFILMAGEM
Registro

Estabelece normas relativas ao registro, junto à Secretaria Nacional de Justiça,das empresas
e serviços notariais de registro que exerçam atividade de microfilmagem de documentos.
Revoga a Portaria 58 SJ, de 20-6-96 (Informativo 26/96).

O SECRETÁRIO NACIONAL DE JUSTIÇA – SUBSTITUTO, no uso de suas atribuições legais e, considerando ser da competência desta Secretaria conceder o registro e proceder à fiscalização do exercício da atividade de microfilmagem de documentos, em conformidade com o parágrafo único, do artigo 15, do Decreto nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996, combinado com o artigo 12, inciso VIII, da Estrutura Regimental do Ministério da Justiça, aprovada pelo Decreto nº 3.698, de 21 de dezembro de 2000, RESOLVE:
Art. 1º – Determinar que as empresas e os serviços notariais e de registro que exerçam atividade de microfilmagem de documentos ficam obrigados a se registrar neste Ministério, nos termos do artigo 15, parágrafo único, do Decreto nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996.
Parágrafo único – Ficam, igualmente, sujeitos ao registro os detentores dos documentos a serem microfilmados e bem assim órgãos públicos que microfilmem documentos para terceiros.
Art. 2º – Determinar que o referido registro será concedido em caráter provisório, transformando-se em definitivo, dentro de um ano, se, durante esse período, não houver comprovação de irregularidade ou denúncia formal confirmada em processo, contra o requerente.
Art. 3º – Determinar que os pedidos de registro devem ser formulados por meio de requerimento escrito, dirigidos à Secretária Nacional de Justiça, os quais serão encaminhados à Coordenação-Geral da Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação deste Ministério, situada na Esplanada dos Ministérios, Anexo II, sala 211, CEP 70.064-901, em Brasília-DF, acompanhados dos seguintes documentos e informações:
I – documento comprobatório da existência legal da requerente, com as respectivas alterações, devidamente registradas;
II – comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, no Ministério da Fazenda (CNPJ);
III – em se tratando de serviços notariais e de registro, apresentação de cópia do título de nomeação para o cargo de titular e substituto ou outro ato que comprove a existência do serviço notarial e de registro;
IV – qualificação completa dos dirigentes da empresa, do titular do serviço notarial e de registro ou do detentor dos documentos a serem microfilmados;
V – qualificação completa da pessoa responsável pela unidade que executa serviços de microfilmagem;
VI – endereço completo da sede da empresa, do serviço notarial e de registro, ou do usuário do sistema de microfilmagem;
VII – endereço completo do local da execução da microfilmagem;
VIII – relação completa do equipamento a ser utilizado na microfilmagem (convencional ou eletrônico), acompanhada da prova de sua titularidade, comprovada por Notas Fiscais de compra ou do competente contrato de locação, leasing ou comodato, ou de qualquer outra espécie, devidamente válido;
IX – declaração do requerente, por escrito, de que informará ao Ministério da Justiça, eventuais alterações com relação à denominação, mudança de endereço ou substituição do responsável pela unidade que executa serviços de microfilmagem.
Art. 4º – Os documentos referidos no artigo 3º, incisos I, II, III e VIII, só serão aceitos em cópias perfeitamente legíveis e devidamente autenticadas.
Art. 5º – A publicação da concessão de registro, no Diário Oficial, servirá como prova de registro.
Art. 6º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 7º – Fica revogada a Portaria nº 58, de 20 de junho de 1996. (Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.