x

CONTEÚDO Legislações

remover dos favoritos

Minas Gerais

Fazenda divulga relação de mercadorias que darão direito a crédito de ICMS na produção de ferro-gusa

Instrução Normativa SUTRI 1/2009

09/02/2009 15:30:09

Untitled Document

INSTRUÇÃO NORMATIVA 1 SUTRI, DE 30-1-2009
(DO-MG DE 31-1-2009)

CRÉDITO
Apropriação

Fazenda divulga relação de mercadorias que darão direito a crédito de ICMS na produção de ferro-gusa
Norma disciplina o aproveitamento de crédito de ICMS nas aquisições de matéria-prima ou produto intermediário na produção de ferro-gusa.

O DIRETOR DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRIBUTAÇÃO, no uso da atribuição que lhe é conferida pelo artigo 231 do Regulamento do Processo e dos Procedimentos Tributários Administrativos (RPTA), estabelecido pelo Decreto nº 44.747, de 3 de março de 2008, e
Considerando que o inciso I do § 2º do artigo 155 da Constituição da República dispõe que o ICMS será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal;
Considerando que o artigo 20 da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, dispõe que é assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado em operações de que tenha resultado a entrada de mercadoria no estabelecimento;
Considerando que o artigo 28 da Lei nº 6.763, de 26 de dezembro de 1975, estabelece que o imposto é não-cumulativo, admitindo, a título de créditos de ICMS, o valor correspondente ao montante cobrado nas operações anteriores;
Considerando que o inciso I do artigo 66 do Regulamento do ICMS (RICMS), aprovado pelo Decreto nº 43.080/2002, de 13 de dezembro de 2002, dispõe que será abatido, sob a forma de crédito, o valor do ICMS correspondente à entrada de matéria-prima, produto intermediário ou material de embalagem, adquiridos ou recebidos no período, para emprego diretamente no processo de produção, extração, industrialização, geração ou comunicação;
Considerando que a alínea “b” do inciso V do artigo 66 do RICMS dispõe que são compreendidos entre as matérias-primas e os produtos intermediários aqueles que sejam consumidos ou integrem o produto final na condição de elemento indispensável à sua composição;
Considerando que, nos termos da Instrução Normativa SLT nº 1, de 20 de fevereiro de 1986, produto intermediário é aquele que, empregado diretamente no processo de industrialização, integra-se ao novo produto ou que, embora não se integrando, é consumido, imediata e integralmente, no curso da industrialização;
Considerando a necessidade de uniformizar procedimentos a serem observados pelos contribuintes produtores de ferro-gusa;
Considerando, por fim, a necessidade de orientar os contribuintes, os servidores e os profissionais que atuam na área jurídico-tributária quanto à correta interpretação da legislação tributária, dirimindo as dúvidas quanto ao crédito do ICMS relativo à aquisição de mercadorias que serão empregadas como matéria-prima e produto intermediário no processo de produção do ferro-gusa, RESOLVE:
Art. 1º – São passíveis de aproveitamento de crédito do ICMS, entre outras, as entradas das matérias-primas e dos produtos intermediários constantes do Anexo Único desta Instrução Normativa, empregados nas respectivas fases do processo produtivo de ferro-gusa descritas no citado Anexo.
Art. 2º  – Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Ficam revogadas as disposições em contrário. (Gladstone Almeida Bartolozzi – Diretor da Superintendência de Tributação)

Anexo Único
(a que se refere o artigo 1º desta Instrução)

ITEM

MATERIAL

FASE DE UTILIZAÇÃO

1

Acetileno

Utilizado no processo produtivo na boca de corrida do alto forno, para furar o forno.

2

Aço redondo

Furar o forno, para corrida do gusa.

3

Aço sextavado

Furar o forno, para corrida do gusa.

4

Aditivo líquido para concreto

Bicas de corrida de gusa e boca de alto forno. Adicionado em cima do tijolo refratário.

5

Argamassa refratária

Bicas de corrida de gusa, panela e revestimento de alto forno. Usado para assentar o tijolo.

6

Argila

Utilizado em conjunto com argamassa refratária nas bicas de corrida de gusa e panelas para o tamponamento da escória do alto forno contínuo.

7

Bauxita

Matéria-prima utilizada no processo para balancear o percentual de alumínio da escória.

8

Calcário

Matéria-prima utilizada no processo.

9

Carvão vegetal

Matéria-prima utilizada no processo.

10

Castekpump (Concreto)

Bicas de corrida de gusa e boca de alto forno, massa refratária.

11

Concreto refratário

Utilizado para revestimento interno do alto forno e bica de corrida de gusa.

12

Coque verde

Matéria-prima utilizada no processo.

13

Correia transportadora

Utilizada para conduzir todas as matérias-primas da carga dos altos fornos em contato direto com produtos da linha de produção.

14

Energia elétrica

Utilizada no processo como insumo.

15

Escória Ferro Silício

Matéria-prima utilizada no processo como insumo.

16

Ferro de 7/8" e 5/8"

Utilizado para perfuração de poço que armazena ferro-gusa. Consumido no processo principal.

17

Fio de aço

Utilizado para remendo da tela que efetua o peneiramento de matéria-prima.

18

Grafite

Utilizado na bica do alto forno no momento em que está esgotando o gusa em estado líquido. Consumido no processo principal.

19

Minério de ferro

Matéria-prima utilizada no processo.

20

Minério de Manganês

Matéria-prima utilizada no processo.

21

Nitrogênio Líquido

Inserido na panela para movimentação do gusa líquido.

22

Oxigênio

Utilizado no forno, no sistema de vazamento de escória, na manutenção de temperatura de chama do sopro, no tratamento de ferro-gusa e na manutenção industrial, com participação indireta no produto acabado.

23

Pasta de revestimento

Utilizada para revestimento interno do alto forno, compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

24

Peneira classificatória

Utilizada para peneiramento de minério, carvão vegetal e ferro-gusa, desgastando-se com a matéria-prima.

25

Pó de exotérmico

Adicionado nas panelas de ferro. Usado para manter a temperatura do ferro-gusa dentro da panela de gusa líquido, desaparecendo por completo no processo, compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

26

Refratário

Utilizado para revestir o forno (muflas e estufas), compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

27

Sílica

Utilizada no processo compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

28

Silicato de sódio e dióxido de carbono

Utilizado nas lingoteiras, compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

29

Tela

Peneiramento de matéria-prima, compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

30

Tijolos refratários

Utilizados diretamente no revestimento em geral, tais como: de bicas, de cais de corrida do alto forno e de panelas. Desaparece por completo no processo, compondo ou se desgastando na obtenção do produto final.

31

Vergalhão

Furar o forno, desgastando-se na obtenção do produto final.

Administrações Fazendárias

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade