x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Simples/IR/Pis-Cofins

Portaria Interministerial MF-MRE 101/2002

04/06/2005 20:09:29

Untitled Document

PORTARIA INTERMINISTERIAL 101 MF-MRE, DE 23-4-2002
(DO-U DE 24-4-2002)

PESSOAS FÍSICAS
CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS - CPF –
Alteração – Cancelamento – Inscrição

Dispõe sobre a prática de atos perante o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e
Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ) por residentes ou domiciliados no exterior.

OS MINISTROS DE ESTADO DA FAZENDA, INTERINO E DAS RELAÇÕES EXTERIORES, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto nos artigos 2º e 3º do Decreto-Lei nº 401, de 30 de dezembro de 1968, no inciso II do artigo 36 da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, e artigo 1º do Decreto nº 4.166, de 13 de março de 2002, RESOLVEM:
Art. 1º – As práticas de atos relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), por residente ou domiciliado no exterior, observarão as normas estabelecidas em ato da Secretaria da Receita Federal (SRF).
Art. 2º – As missões diplomáticas e repartições consulares do Brasil deverão recepcionar os documentos originais e respectivas fotocópias apresentadas pela pessoa física ou jurídica, residente ou domiciliada no exterior, e providenciar:
I – a autenticação das fotocópias apresentadas, após conferência com os correspondentes documentos originais a serem devolvidos ao interessado;
II – o encaminhamento, por mala diplomática, ao Serviço de Declarantes Domiciliados no Exterior (SECEX) da Superintendência Regional da Receita Federal na 1ª Região Fiscal, em Brasília (DF), das respectivas fotocópias dos documentos em se tratando de prática de atos perante o CPF;
III – a devolução ao interessado das respectivas fotocópias em se tratando de prática de atos perante o CNPJ, para prosseguimento do pedido.
Art. 3º – A SRF editará as normas complementares necessárias à aplicação do disposto nesta Portaria.
Art. 4º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. (Everardo Maciel – Ministro de Estado da Fazenda; Celso Lafer – Ministro de Estado das Relações Exteriores)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.