x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Goiás

Prédios públicos e privados de Goiânia deverão instalar geradores de energia elétrica

Lei 9902/2016

20/09/2016 11:18:03

468 acessos

LEI 9.902 DE 15-9-2016
(DO-Goiânia DE 20-9-2016) 
 
EDIFICAÇÃO - Gerador de Energia Elétrica

Goiânia aprova Lei que obriga a instalação de geradores de energia em prédios com elevadores
A obrigatoriedade se aplica aos prédios públicos e privados com elevadores, edificados a partir da vigência desta Lei, os quais deverão manter afixado, em local visível dos elevadores, cartaz com a seguinte frase: “Este prédio possui gerador de energia”. O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 dias.
 
A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam os prédios Públicos e Privados localizados no âmbito do Município de Goiânia, que possuem elevadores, edificados a partir da vigência desta Lei, comprometidos a instalar gerador de energia elétrica dotado de potência suficiente para manutenção destes equipamentos e com a finalidade de evitar pânico a todas as pessoas presas em seus interiores.
Parágrafo único. O gerador a que se refere o caput deste artigo deverá ser capaz de manter elevadores e luzes de acesso a corredores, rampas e garagem, funcionando plenamente.
Art. 2º O pedido de licença para a instalação do gerador de energia em locais públicos e privados deverá ser feito por requerimento do síndico ou representante legal ao Poder Executivo, contendo a descrição detalhada do equipamento, devendo ainda este, ter seu controle de qualidade aprovado pelo INMETRO.
Art. 3º Para melhor funcionamento deste sistema de emergência, porteiros e zeladores poderão realizar cursos de aperfeiçoamento e de manuseio dos aparelhos geradores, para que tenham presteza e segurança em sua utilização com apoio de órgãos competentes do Poder Público.
Art. 4º Os condomínios deverão afixar em local visível dos elevadores a seguinte frase: “Este prédio possui gerador de energia”. 
Art. 5º Caberá ao Poder Executivo a vistoria e devida fiscalização nos locais com a aplicação das penalidades previstas na legislação existente principalmente aplicação da Lei penal.
Art. 6º O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias. 
Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

PAULO GARCIA
Prefeito de Goiânia

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.